Pesquisar este blog

domingo, 16 de dezembro de 2007

A Ecologia Urbana 1ª parte

As áreas verdes integradas às indústrias ao comércio e a malha detransportes viários fazem parte da ecologia urbana. Respeitando o clima, os recursos naturais e a formação topográfica dos terrenos harmonizamos acidade com a natureza, beneficiando toda a população.
A cada dia, mais espaços verdes estão desaparecendo. O alto valor dos terrenos e a especulação imobiliária fazem com que ruas tranqüilas passem a ter grande volume de trânsito, onde casas com quintais são contínuamente substituídas por edifícios mudando a paisagem urbana e aumentando a impermeabilização dos solos. Assim, a preservação das áreas verdes e a convivência dos habitantes com qualidade de vida passam a depender de um planejamento urbano eficiente. O plano diretor de urbanismo deverá transcender os interesses imediatistas através de uma visão de médio e longo prazo tendo em foco a preservação da qualidade de vida, e principalmente, possibilitar que o solo absorva parte das águas pluviais.
As áreas verdes devem estar em harmonia com os movimentos da cidade. Na hora de arborizar devemos levar em conta diversos fatores, tais como a topografia do local, a fachada das construções, a largura das ruas , os espaços abertos e a visão do horizonte.
O tipo de árvore que tenha compatibilidade com a rede de energia elétrica quando crescer deverá ser uma escolha criteriosa. As áreas verdes de uso público, como praças e parques, devem existir emquantidade suficiente e nos locais corretos para atender a toda a população.Todos os elementos componentes da paisagem urbana tem uma relação diretacom seus habitantes e devem formar um quadro ambiental que torne a vida maisagradável mais saudável e que proporcione a necessária integração social. A arborização é um componente de grande importância na paisagem urbana. Além da função paisagística proporciona outros benefícios à população, tais como:
*Estabilidade nos taludes das encostas dos morros, evitando desmoronamentos.
*Proteção contra a ação dos ventos e diminuição da poluição sonora,
*Absorção de poeiras e sólidos em suspensão.
*Absorção de parte dos raios solares favorecendo o sombreamento e o microclima local.
*Os parques proporcionam ambientação à permanência dos pássaros urbanos.
*Diminuição da poluição atmosférica através da absorção o dióxido decarbono e liberação do oxigênio, purificando o ar com a fotossíntese, com melhoria da saúde física e mental da população.

Segundo especialistas da Organização Mundial de Saúde, para cada 50.000habitantes deve haver um parque com pelo menos 40 hectares. A OMS estabelece um índice de áreas livres de pelo menos 12 m2 por habitante.O projeto de um viveiro para produção de mudas de árvores nativas, de essências aromáticas e de árvores frutíferas envolve baixos custos, estando ao alcance de qualquer Prefeitura Municipal que esteja disposta a valorizar o verde urbano "de fato". Os governantes e administradores das cidades são os responsáveis por esteplanejamento urbano com a participação da comunidade. Por diversos problemas o Estado tem perdido sua capacidade de investimento na administração pública, daí a importância de estabelecer parcerias com a iniciativa privada. As empresas privadas, bancos, associações de bairros, clubes de serviços, associações de classe e fundações devem auxiliar nesta importante tarefa como colaboradores imediatos da Administração Pública. Esta interação deve ser feita de forma integrada envolvendo toda a comunidade. A obtenção derecursos poderá ser feita através de convênios com as prefeituras municipais com a supervisão dos custos através do poder legislativo. Afinal as empresas não são uma finalidade em si mesma, e sim um instrumento dedesenvolvimento social.

Nenhum comentário: