Pesquisar este blog

sábado, 12 de abril de 2008

"Energia Eólica", ventos que sopram o crescimento !

Salve, Lula lá na Holanda ! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou a sua boa viagem à Holanda e , possivelmente, um dos assuntos importantes que foram tratados foi a redução das Emissões de Carbono, emanações estas que vem contribuindo para as mudanças do clima global e a geração de mais "energia". Ao longo dos séculos, a Holanda é um país que aprendeu a utilizar de forma muito eficiente seu potencial eólico. Os campos floridos de tulipas ao lado dos moinhos fazem a imagem deste belo país um ícone, sem precisar de outras palavras, um país que sabe utilizar seu potencial energético. Afinal , o vento, a energia eólica, é uma das mais baratas gerações de energia de baixa emissão de Carbono, de baixíssimo impacto ambiental, e, no mundo, é uma de mais rápido crescimento.
A Energia Eólica tem o seu crescimento e sucesso garantido porque é de simples implantação e de baixo custo. Em áreas com condições de bons ventos, em solos estáveis a Energia Eólica pode custar menos que as outras formas de geração elétrica convencionais. E, é isto que faz a energia dos ventos ser uma opção atrativa para um grande número de pessoas e de novos negócios. A questão da mudança climática afeta diretamente os holandeses, devido ao fato que uma grande área da Holanda está abaixo do nível do Mar do Norte; portanto muitas das suas habitações têm cotas negativas em relação ao nível do mar, estão sendo protegidas pelos vários diques construídos ao longo dos séculos.
Na Holanda, em Rotterdam, teve a sua planta eólica inaugurada em Outubro de 2002 onde a BP em joint venture com a refinaria Nerefco, instalaram a primeira planta eólica na Europa que foi construída num site industrial moderno. Esta planta possui nove turbinas e gera 22.5 MW de eletricidade com emanação "zero-carbono" quando operada a plena capacidade – este potencial elétrico é suficiente para suprir as necessidades de 13,000 casas de tamanho médio. A planta eólica de Amsterdam iniciou sua operação em junho de 2005 no terminal de petróleo do porto, esta planta usa as maiores turbinas dos países baixos e possui a capacidade de geração de 9 MW de eletricidade, suficiente para suprir 5,000 casas.
As modernas turbinas de vento trabalham de forma muito similar aos tradicionais moinhos de ventos Holandeses. Quando o vento gira as lâminas, esta energia cinética é tranformada em eletricidade. As turbinas de vento usualmente têm três lâminas, que giram com o vento. As lâminas são conectadas no rotor, que transporta a energia para um gerador de eletricidade. Então, quando o vento sopra, um centro de baixa pressão se forma no lado de baixo da pá da turbina, este empurra a lâmina para a frente, igual a uma hélice de avião, e faz o rotor girar. O rotor é conectado a um gerador dentro da turbina [chamado "nacela"] da turbina – uma parte que se parece a um cockpit de um aeroplano. A electricidade criada no gerador passa abaixo através de cabos que passam pelo lado de dentro da torre e, então vai do transformador para o Sistema Operador Nacional de distribuição. As turbinas modernas começam a geração de eletricidade quando a velocidade do vento chega a 4 metros por segundo. Um sistema corta a operação em caso de temporais, quando a velocidade do vento chegar a mais de 25 metros por segundo – para evitar danos na turbina. Energia eólica é limpa de fato, existem grandes usinas eólicas no USA – com mais de 300 turbinas – e, cada uma pode produzir eletricidade com emanação zero-carbono para suprir as necessidades de 120,000 casas médias, anualmente.
O maior parque eólico da América Latina está localizado no Rio Grande do Sul, Brasil, no município de Osório. O empreendimento da "Ventos do Sul" tem potência instalada de 150 MW e constitui-se de 75 aerogeradores de 2MW cada, instalado sobre torres de concreto de 100m de altura, que estão igualmente distribuidos pelos três Parques que integram o projeto : Sangradouro, Osório, e Indios. A empresa tem como sócia majoritária a Enerfin Enervento, do grupo espanhol Elecnor. O investimento no projeto foi de R$670 milhões, demonstrando ser uma excelente taxa de custo-benefício. A fabricação dos aerogeradores foi realizada pela empresa Wobben Windpower com sede em Sorocaba, São Paulo, uma subsidiária da empresa alemã Enercom GmbH, uma empresa líder mundial na geração de energia eólica, sendo que seus aerogeradores são reconhecidos como os de tecnologia mais avançada.
O Brasil está dando seus primeiros passos na exploração do vento como fonte de energia, possuindo apenas 300MW instalados , segundo dados do Ministério das Minas e Energia. O país possui, entretanto, um imenso potencial eólico ainda não aproveitado, podendo atingir cerca de 143.000MW, conforme os dados do Atlas do Potencial Eólico Brasileiro. Mas, é preciso energizar o setor para um crescimento sustentável, é preciso agilizar a instalação de novas plantas eólicas nas regiões suscetíveis aos apagões e nos locais onde as poluidoras e caras termoelétricas sejam inviáveis. É preciso dar um basta nas instalações de Termoelétricas e Nucleares e adotar gerações de Energia Elétrica com Tecnologias Brandas tais como as Energia Eólica, Energia Solar, Energia das Marés e das Ondas, Plantas de Hidrogênio, Plantas Geotérmicas, etc. Mas, se o Brasil desejar crescer de forma sustentável, vai precisar de mais energia, mais Mega Watts, e sem dúvidas, a Energia Eólica é uma geração economicamente interessante por seus custos e as vantagens ambientais que apresenta.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

" Caleidoscópios "

Caleidoscópios, pelo idioma de Castella.

Miro, y,
¿Qué ven mis ojos?
En distintas figuras y estrellas,
Zafiros, rubíes, topacios.
Y esmeraldas, y diamantes,
Y amatistas, y perlas,
Y nácar, y todo, ¡do repente!
Y en cuanto la mano muevo,
Mis ojos ven algo nuevo.

"SONHAR É PRECISO"


DA NECESSIDADE DOS CALEIDOSCÓPIOS

Meu caro leitor, um instante por favor :
O caleidoscópio é o território do sonho. Um simples gesto, um leve alçar de mão, e uma postura de quem - luneta à vista - perscruta segredos inimagináveis, e o olho itinerante passa do cotidiano, às vezes insosso, às vezes amargo, para o mágico reino das cores e formas cambiantes. Uma imagem diz mais que 1000 palavras.
Nele, as incessantes mutações dos cristais coloridos, as contínuas combinações, o-que-é-agora-não-está-sendo-mais-já-é-outra-coisa, levam-nos à consideração da frase-símbolo de Ortega Y Gasset:

"Eu sou eu e as minhas circunstâncias".

Assim, também, o ser inserido num contexto que, face do que sucede, apresenta um mosaico a cada instante.
Desta forma, o eu e as circunstâncias formam, a cada novo instante, em face da fluidez dos acontecimentos e da interação mútua, um novo e original desenho no painel caleidoscópico da vida.

Não creio haver sido por acaso que me apaixononei pela feitura de caleidoscópios. Estou certo, ao contrário, de que foi uma opção pelo sonho. Um sonho entendido como uma realidade maior. O mundo precisa, cada vez mais, da magia dos caleidoscópios, pois o "Sonho dos Acordados" ainda é o melhor dos sonho. Sonhar é preciso. Construo Caleidoscópios há muitos anos, e acho muito interessante como instrumento filosófico... Sim , isso mesmo "Fi-lo-só-fi-co", e trato do assunto nos meus livros . Vejamos uma passagem : Sir David Brewster, um homem que tinha alma de criança e espírito de cientista. Sir Brewster inventou o Caleidoscópio em 1816, para o encantamento das pessoas. "Caleidoscópio", palavra que vem do grego, significa "Instrumento para admirar o belo",derivada de caleidociclos kalós (belo) + eîdos (forma) + kÿklos (ciclos). Porquê este antigo brinquedo mantém sua capacidade de encantar as pessoas ao longo dos anos?
O caleidoscópio representa, no sentido lúdico, a importância da Transformação e da Permanência num universo sempre cambiante. O Caleidoscópio consiste num conjunto de três espelhos, montados na forma de um triângulo isósceles, tal qual um prisma com fundo opaco. Os fragmentos de vidros coloridos, plásticos, ou pequenos seixos, permitem formar infinitas figuras de rara beleza geométrica, mandalas que jamais se repetem devido às infinitas possibilidades de se re-arranjarem em belos vitrais.

Os livros de poemas e de poesias não são para serem lidos de forma contínua e linear, por uma razão muito simples, cada poema é uma história completa, cada poesia é um devaneio em que o escritor pretende levar o leitor à sua experiência epistemológica, sua interpretação fenomenológica da realidade, cada poema precisa ser degustado, tal como um quindim, como um chocolate existencial, um acepipe para as almas cansadas de maus tratos.

Assim, poesias e poemas ficariam melhor apresentadas nos Caleidoscópios, bordados em ponto cruz nos panos de prato, nas fraldas das crianças, ou impressos nas janelas dos ônibus e metrôs, trazendo influências positivas ao psiquismo das pessoas. Tal qual o caleidoscópio, que a cada movimento, sempre apresenta uma nova mandala, que significa "círculos" em sânscrito, tais como os ciclos terrestres e os lunares, apresentam uma continua variação da mesma realidade.

O homem pelo próprio fato de ser Homem, dotado de racionalismo, criado à imagem e semelhança de Deus, segundo os religiosos ou descendente de um ancestral comum com os macacos, segundo os evolucionistas, deseja ansiosamente entender-se, entender o próximo, entender o mundo e a realidade cambiante do complexo mundo que o cerca. Quanto ao Homo Faber, o homem que fabrica, que está profundamente envolvido com sistemas produtivos mecanicistas, cartesianos e lineares, precisa dos elementos da poesia para viver, para resgatar o seu "eu", caso contrário acaba se confundindo tal qual um elemento de máquinas.
Daí nasce o objeto da filosofia, a atitude filosófica do homem diante da vida é algo natural, não é exclusiva dos filósofos. Assim como na vida real, se desejarmos uma permanência de determinada mandala, o caleidoscópio existencial não poderá ser girado ao longo do tempo, deverá permanecer intocável e imóvel.

Caso haja uma rotação, um movimento qualquer, haverá a criação de uma nova mandala, haverá uma nova Transformação. No mundo ocidental, os filósofos gregos foram os primeiros a perceberem a importância da coexistência da Transformação e da Permanência. Esse problema surge do aparente conflito entre a experiência sensível, que afirma a realidade da mudança, do movimento e da transformação, e a razão que afirma a necessidade de permanência. Por exemplo: os novos produtos que a sociedade de consumo oferece continuamente sugerem Tranformações no modo de vida das pessoas, os produtos descartáveis, porém o cotidiano nos faz lembrar da Permanência única do Planeta Terra no tempo e espaço, daí a necessidade de produtos de alta durabilidade, de alta qualidade.

Assim, a Economia Linear, encontra seus limites no espaço terrestre e nas diferentes culturas, daí gera tantos conflitos de interesses do forte tentando subjugar os fracos, em busca de mais energia, mais petróleo, mais água, mais terras agricultáveis... O conhecimento humano cresceu de forma espantosa nos últimos séculos, passamos a conhecer muitas coisas sobre o microcosmo e sobre o macrocosmo, porém temos cada dia mais inseguranças de qual futuro reservamos aos nossos semelhantes. Os alquimistas, tinham a ambição de transmutar o Chumbo em Ouro e de encontrar a fórmula da "Panacéia", contra todos os males, inclusive o da velhice e da morte. Na realidade, considerando a linguagem metafórica do homem medieval, havia mais do que mera charlatanice ou ignorância, como acusaram os químicos posteriores. Haveria sim, dentro de uma visão holística, fruto do pensamento sistêmico da integração de todas as ciências, um sonho de redenção da matéria que, pela equivalência entre micro e macrocosmo, seria também a redenção da alma humana, libertando o homem das suas ansiedades. O renascimento da alma através de processos evolutivos do espírito humano e o renascimento da matéria através dos processos de reciclagem. Isto não é mero jogo de palavras, porque existe uma necessidade de Permanência num mundo com tantas Transformações.
A ansiedade é contínua, vivida no curto prazo, não se trata de quando haverá uma colisão entre a Galáxia Andrômeda e a Via Láctea, nem quando haverá um impacto de um grande meteorito sem órbita definida, ou quando o Sol começar a esfriar, mas sim quando e onde será o próximo ataque terrorista, quando terminará a guerra no Iraqui, ou como seria possível colocar um ponto final no eterno conflito entre Palestinos e Judeus.

Um fato concreto é que no mundo de hoje, os países ricos investem muito mais na indústria bélica do que na educação, nas artes e na cultura. Uns desejam a Transformação, outros pretendem manter a Permanência do status quo ante, isso é um problema filosófico com várias interpretações. Problemas em que raramente a razão e o bom senso, ou o senso comum são levados em conta. Na História das Civilizações houve filósofos que sustentaram uma ou outra dessas duas posições, em termos exclusivistas. Uns afirmaram que só o Movimento, que leva às Transformações, existe, que a realidade é puro processo em contínua modificação, que não há nada estável no Universo. Outros afirmam ao contrário, e com bastante veemência, o que existe realmente, e não só aparentemente, nunca muda; que a realidade é pura estabilidade e constância.

Heráclito de Éfeso (540?-476 a.C.) sintetiza em sua teoria a corrente daqueles que se basearam na Transformação. Para ele, tudo muda, nada permanece, disse que não se pode entrar no mesmo rio duas vezes. Para Heráclito o fogo (do latim "Ignez") é o elemento que explica a realidade, em seu eterno movimento de destruição e de fusão. Algumas das citações mais conhecidas de Heráclito são:

O sol é novo todos os dias; tudo se faz pelos contrastes e da luta dos contrários nascerá a mais bela harmonia. Os filósofos que explicavam o cosmos a partir da Permanência tiveram em Parmênides de Eléia (540?-450 a.C.) seu principal pensador. Ele ensinou que as coisas não podem mudar, tudo permanece sempre igual. O Ser é o fundamento de tudo: "O Ser é, o não-Ser não é". Parmênides quis provar que a Transformação é um absurdo e, para isto levantou duas hipóteses: Ou as coisas têm sua origem no Ser, que é permanente, e portanto as coisas também são permanentes; ou então elas têm origem no não-ser, no Nada. Ora, provir do não-ser é uma situação impensável, porque do Nada, nada se origina... Logo, o que já existe sempre será. Desta forma, as mudanças são sempre aparentes, ilusórias. Vamos exemplificar o fato: A questão filosófica da Transformação ou Permanência entra em jogo em diversas situações da vida que levamos. Elas são mais próximas e mais freqüentes do que parecem e do que o leitor possa imaginar, assim , o Caleidoscópio serve para todos como uma excelente terapia para se observar as Mutações e as Permanências.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Economia Cíclica para uma Vida Melhor

Economia Cíclica para uma Vida Melhor
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794)


Um dos primeiros registros sobre a reciclagem pode ser encontrado na Doutrina de Buda no ensinamento Dhammapada Atthakathã. As antigas escrituras do Budismo, segundo Bukkio Dendo Kyokay, apresenta-nos uma passagem onde há uma preocupação com a conservação dos materiais.
Certa vez, Syamavati, a rainha consorte do Rei Udayana, ofereceu quinhentas peças de roupa à princesa Ananda, que as aceitou com grande satisfação. O Rei, tomando conhecimento do ocorrido e suspeitando de alguma desonestidade por parte de Ananda, perguntou-lhe o que iria fazer com estas quinhentas peças de roupa. Ananda repondeu-lhe: "Ó meu Rei, muitos irmãos estão em farrapos e eu vou distribuir estas roupas entre eles". Assim estabeleceu-se o seguinte diálogo :
- O que faremos com as velhas roupas ?

- Faremos lençóis com elas.

- O que faremos com os velhos lençóis ?
- Faremos fronhas.
- O que faremos com as velhas fronhas ?

- Faremos tapetes com elas.

- Usá-lo-emos como toalhas de pés.

- Usá-la-emos como panos de chão.
- Sua alteza, nós os cortaremos em pedaços, misturá-los- emos com o barro e usaremos esta massa para rebocar as paredes das casas...
O texto do Zen Budismo mostra-nos que o atentado contra a matéria é impossível. Não se pode destruir tudo, sempre haverá um resto a ser considerado. O que é lixo para alguns poderá ser algo valioso para outros. Devemos, portanto, usar com cuidado e proveitosamente, todo artigo que a nós for confiado, pois não é nosso e nos foi confiado apenas temporariamente.
O acúmulo de lixo em áreas urbanas é um dos principais fatores responsáveis por inundações e desabamentos, além de constituir ameaça à saúde pública é fator de depreciação da auto-estima e da péssima imagem das cidades que não conseguem lidar adequadamente com a sua coleta e destinação final dos materiais. A má disposição dos resíduos industriais, alguns altamente poluentes, contamina o solo, o lençol freático e causa danos gravíssimos à saúde das populações.
É necessário diminuir o volume de lixo mudando a mentalidade sobre as embalagens baseada no desperdício, reduzindo e simplificando ao máximo os invólucros, desestimulando o uso intensivo dos plásticos e obrigando as empresas de bebidas e outras a assumirem sua parte de responsabilidade na reciclagem de latas e garrafas plásticas, acabando com a cultura dos descartáveis.
Muitas embalagens são completamente desnecessárias, tais como a caixa que embala um tubo de pasta dental, não há necessidade, pois o tubo já é uma embalagem apropriada e suficiente.
Assumir o lixo também como um problema cultural com um intenso trabalho de conscientização para obter mudanças comportamentais e implementar projetos de coleta comunitária, compra do lixo em comunidades carentes, onde ele constitui fator de risco, cooperativas de catadores, programas de separação e coleta seletiva para a reciclagem.
Considerar a reciclagem de componentes do lixo e dos entulhos um imperativo ambiental e um investimento no futuro, independentemente de ser ou não uma atividade deficitária em curto prazo; acabar com os vazadouros a céu aberto para a deposição final do lixo, substituindo-os por aterros sanitários ambientalmente administrados com reflorestamento, tratamento adequado do chorume e captação de gás metano.
As usinas de reciclagem e compostagem são soluções aceitáveis, desde que sua tecnologia seja apropriada às nossas condições climáticas e de mão de obra. Já a introdução de incineradores é questionável pelos custos diretos e indiretos, riscos de poluição com Dioxinas e outros relativos a soluções de alta tecnologia transpostas fora do contexto climático, técnico e cultural onde foram concebidas, embora isso não deva ser tratado como um dogma para todas as situações. O desenvolvimento sustentável através da Economia Cíclica é um caminho para combater a miséria e o desperdício. Isso significa gerar trabalho e empregos de forma intensiva na preservação e recuperação ambiental e desenvolver novos setores da economia baseada em tecnologias limpas e não poluentes.