Pesquisar este blog

domingo, 19 de outubro de 2008

Jamaica investiga roubo de centenas toneladas de areia de praia

Uma boa praia é vista como um bem valioso para um hotel na Jamaica. A polícia da Jamaica está investigando o roubo de centenas de toneladas de areia de uma ilha na costa norte da ilha. Em julho, descobriu-se que foi removida areia diante de um resort em fase de planejamento na praia de Coral Spring. O volume era suficiente para encher um caminhão 500 vezes. Segundo detetives, entre os suspeitos estão funcionários do setor de turismo, porque uma boa praia é vista como um bem valioso para hotéis na ilha caribenha. Mas como não houve prisões até o momento, a polícia está sendo alvo de críticas e há quem fale em acobertamento.
'Investigação complexa'
A praia em Coral Springs tinha 400 metros de areia branca. Ela deveria formar parte de um complexo hoteleiro bilionário. O roubo, contudo, fez com que os empreiteiros congelassem o projeto.
Retirada ilegal de areia é um problema na Jamaica. Tradicionalmente, as pessoas constróem suas próprias casas e há uma grande demanda por material de construção. Mas o grande volume e o tipo de areia levado da praia em Coral Springs levantou suspeita sobre a própria indústria hoteleira. O desaparecimento da areia foi considerado tão importante que o primeiro-ministro da Jamaica, Bruce Golding, também se interessou pelo caso e ordenou um relatório sobre como a areia foi roubada, transportada e, supostamente, vendida.
Três meses se passaram e ainda não apareceram culpados. O Partido Nacional do Povo, o principal da oposição, sugeriu que algumas pessoas acham, agora, que houve um acobertamento. Mas o vice-comissário da polícia jamaicana, Mark Shields, insistiu que esta "é uma investigação muito complexa porque envolve muitos aspectos". Ele disse que precisam ser descobertos os receptadores da areia roubada, caminhões de transporte, organizadores da operação, e admitiu que há suspeita de que pode haver um conluio entre alguns policiais e os ladrões. Estão sendo realizados testes de perícia em amostras de outras praias da costa para verificar se alguma delas tem areia do mesmo tipo que a roubada.
Nick Davis De Ocho Rios (Jamaica) para a BBC News
Comentários sobre as areias roubadas da Jamaica
---------------------------------------------------------------
Há exatamente três meses em 18 de Junho de 2008 , postei neste blog sobre Ecologia Urbana, os cuidados que se devem ter quanto ao uso das areias brancas das praias. A questão parece menor, mas não é. O que houve na Jamaica foi um grave crime ambiental que merece ser investigado e reparado de forma correta. Se a enorme quantidade de areia roubada foi para fins de engorda de alguma praia nas localidades, deverá retornar ao se local originário. Se foi roubada para fins de construção civil, pior ainda, não é adequada para estes fins.
O local que foi escavado para a retirada das areias, estará sujeito à dinâmica das marés, e ficará sujeito às erosões e avanço do mar em locais que eram inacessíveis, inclusive podendo ameaçar construções civis nas proximidades. Estes tipos de crime ambiental não podem ser vistos de forma superficial e inconseqüente. Deve ser investigado e reparado, pois as prais da Jamaica são parte do seu patrimônio natural e não há preço que pague uma agressão deste tipo. A deterioração das praias desta maneira inconseqüente poderá ter sérias conseqüencias para a economia, para o turismo, e para a qualidade das construções civis no curto prazo. Esperamos que as autoridades da jamaica sejam rigorosas nas investigações e nas correções que o caso merece.

Nenhum comentário: