Pesquisar este blog

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ensaio sobre o Mundo Estufa ( 2ª Parte )

SYDNEY - Cerca de 90% dos edifícios da ilha Aitutaki, nas Ilhas Cook (Pacífico Sul), foram seriamente danificados pela passagem do ciclone tropical Pat, o que forçou as autoridades a decretarem estado de emergência nesta quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2010, segundo a Cruz Vermelha da Nova Zelândia.

Como estamos assistindo diariamente, os fenômenos climáticos e geológicos tem se mostrado com intensidades cada vez maiores. O que estaria acontecendo com as rápidas mudanças climáticas?

Vamos fazer uma rápida análise do consumo de petróleo que em 1960, que era de 21,4 milhões de barris de petróleo por dia, passando em 2007 para 85,9 milhões de barris ao dia, um aumento de mais de 300% em menos de 50 anos. Mas o que isto significa em termos de transferência de Massa e de Energia ?

Vamos considerar uma fórmula ‘genérica’ da combustão dos hidrocarbonetos leves, médios e pesados, considerando o n-octano como a média dos pesos moleculares envolvidos, então teremos uma combustão básica de C8H18 + 25/2 O2 à 8 CO2 + 9 H2O
114 + 400 = 352 + 162 em gramas/mol, também vamos considerar que um barril de petróleo pesa 0,136t baseado na média do Petróleo Árabe leve de 33,5 API, teremos extraído 11,68 milhões de toneladas de petróleo diariamente. Fazendo um básico balanço de massa, teremos em toneladas:

Reagentes
11,68 Milhões de Toneladas ao dia de petróleo Extraído.
40,98 Milhões de Toneladas ao dia de Oxigênio Consumido nesta Combustão.

Produtos
36,06 Milhões de Toneladas ao dia de CO2
16,60 Milhões de Toneladas ao dia de água H2O (!)

São 16.600.000 de Metros Cúbicos de água, diariamente adicionado na atmosfera terrestre.

Agora faremos um básico Balanço de Energia, vamos considerar que uma Tonelada Equivalente de Petróleo (tep) é uma unidade de energia definida como o calor liberado na combustão de 1 tonelada de petróleo crú de aproximadamente 42GJ (Giga Joules). Como o valor calórico do petróleo cru, que depende de sua exata composição química, e que se admite bastante variação. A Agencia Internacional de Energia define que 1 tep como 41,868 GJ ou 11388,8889 MWh. Assim, teremos o valor diário de energia de 189.055,5 Milhões de MWh. Energia equivalente a mais de dez Usinas Hidroelétricas de Itaipu.

O petróleo que estava acomodado em jazimentos profundos há milhões de anos, de 1960 até 2008 foi extraído mais que um montante de 141.361.814.100 bilhões de toneladas de petróleo.

Este volume é bastante significativo quanto ao sistema composto por gás, água e petróleo que estava em jazimentos profundos à uma dada condição de Pressão, Volume e Temperatura inicial (P1,V1,T1) passa para o outro sistema de composição dos gases atmosféricos que estavam em processos de estabilização bastante complexos à 4,7 bilhões de anos, é uma massa significativa para um curto espaço de tempo, que passará à um condição (P2,V2,T2), muito diferente da condição inicial (P1,V1,T1).

Então, este grande "vazio" deixado pelo bombeamento contínuo de petróleo, poderá favorecer o acomodamento das rochas que formam as placas tectônicas, favorecendo a ocorrência de terremotos, é uma hipótese que não pode ser descartada.

Sendo que somente os Estados Unidos da América, contabilizou aproximadamente um quarto de todo o consumo de Petróleo nas últimas duas décadas.

Em resumo, diariamente os automóveis, caminhões, motos, aviões, trens, navios, triciclos entre muitos outros veículos automotores adicionam no mínimo 16,60 Milhões de Toneladas ao dia de água, que após o vapor estar super saturado em 4% haverá as precipitações pluviais. O aumento das pressões barométricas também está relacionado com os deslizamentos de Terra.

A carta psicrométrica é um auxílio valioso na visualização dos processos de condicionamento do ar, e que de forma análoga também funciona para o planeta Terra, olhando os fenômenos macrométricos ou seja, como se comporta a Física na Grande Fotografia do universo dos eventos na Troposfera. Um processo comum de aquecimento nas regiões Tropicais ou de Resfriamento intenso nas regiões próximas do Circulo Polar Ártico e da Antártida.

Na Carta Psicrométrica todo desvio de uma linha horizontal indica que a umidade é adicionada ou removida do ar durante o processo. A quantidade de vapor de água emitida na atmosfera pelas fábricas e todos os veículos automotores é de um valor de Entalpia bastante significativo. O efeito estufa não poderá ser visto de forma primária e simplista como um simples aquecimento da Terra, mas uma grande estabilização energética, que envolve enormes transferência de massa e de energia, na forma de chuvas intensas, nevascas, calores tórridos em regiões tropicais, maior intensidade das Forças de Córriolis, na região do Equador, o que exige maior segurança na aviação civil, quando em passagem por estas regiões de transição vetorial de mudanças de orientação destas Forças de Córriolis.

Esta é uma hipótese bastante plausível quanto as fortes turbulências enfrentadas pelos vôos da Air France na rota Rio - Paris , um grave acidente com 228 mortos e o registro de uma situação de emergência, ou quase acidente, enquando o voo da mesma rota sobre-voava estas regiões próximas à linha do equador, onde os pilotos enfrentam feroz turbulências entre a costa brasileira e Dakar na África.

Enfim, o Mundo Estufa exigirá uma nova adaptação aos fenômenos climáticos que prometem se intensificar de forma acentuada, uma vez que a adição de água e dióxido de carbono continuará intensa e exige uma estabilização de massa e de energia contínua.

Nenhum comentário: