Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

Suicídios Sui Generis


A Universidade de Cornell é marcada por muitos casos de suicídio de alunos que pulam de suas pontes, dois alunos pularam desta ponte no seu campus. A Universidade de Cornell, no estado americano de Nova York, lançou nesta semana uma campanha de prevenção ao suicídio, depois que dois de seus estudantes se mataram na semana passada, além de um terceiro em fevereiro deste ano.

Jean Paul Sartre, grande filósofo existêncialista françês (1905-1980), dizia que o único assunto realmente importante dentro da Filosofia, é a questão do suicídio. Como os alpinistas escalam as grandes montanhas, vamos tratar do assunto por etapas.

O onda de suicídios de adolescentes também alarma autoridades em Mumbai na Índia. Um goleiro alemão, que se matou, sofria de depressão, segundo a viúva. Governo suíço quer restringir 'turismo suicida'. Onda de suicídios leva França a discutir cultura ‘pós-privatizações’ . Cabeleireiros são treinados para evitar suicídios em Belfast. Suicídios aumentam no Japão e preocupam governo. O assunto é vasto e cada suicídio seria tema para um filme de horror, no estilo de Quintin Tarantino.

Hoje ateremo-nos aos últimos suicídios da Universidade de Cornell. Por que isto está ocorrendo de maneira tão frequente nesta “conceituada” universidade norte americana? Trata-se de uma crise de valores, que foi abordada com maestria por Sartre nos livros o Ser e o Nada e As Palavras (Les Mots).

A questão também é tratada na religião Cristã, na Bíblia em Ezequiel 18:32, - Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei. – Pois é...

Observa-se uma profunda mudança de valores, o campus da Universidade de Cornell, que parece ser um local muito aprazível, com jardins floridos, cascatas e belas pontes, muito bem projetadas. Ótimo local para a prática do ensino no estilo Aristotélico ou peripatético. Os grandes filósofos gregos ensinavam seus discípulos ao ar livre, sob a sombra das árvores, onde o conhecimento era passado de forma agradável e bem humorada, utilizando da dialética e da maiêutica, onde a tríade Helênica, Sócrates, Platão e Aristóteles fundaram as bases da cultura Greco-Romana, que são nossas bases da cultura ocidental. Ora, pois...

Os jardins do campus de Cornell não estão servindo aos seus estudantes para o lazer, namorar, estudar, refletir os assuntos das matérias, as pontes estão sendo utilizadas para freqüentes suicídios de seus alunos. Um assunto desta gravidade jamais deveria ser esquecido e arquivado no FBI. Deveriam verificar quais eram as matérias que estes estudantes estavam cursando, quais os métodos de avaliação que professores utilizavam. Que tipo de pressão estes estudantes estava passando antes do suicídio? Grandes Universidades em todo o mundo, normalmente costumam se tornar “Torres de Marfim”, e nestes altares, muito cultuados pelo atual capitalismo, costuma abrigar os Ícones da tirania, onde rigorosíssimos exames são aplicados para justificar a mesquinheza dos seus métodos pedagógicos, muitas vezes draconianos, cruelmente severos, escondendo a pequenez de seres tacanhos que anseiam ser semideuses, os ironicamente chamados PhDeuses...

O ser humano, basicamente está assentado num tripé onde estão a Religião, a Filosofia e o Consumismo. Como a sociedade de consumo moderna passou a ser totalmente idólatra do Capital, então a Religião e a Filosofia ficaram em segundo plano. No Sistema Linear que ora vivemos, a solidariedade e a fraternidade deram lugar à insana competitividade, a rivalidades, as hostilidades do racismo e preconceitos sem fundamento.

A sociedade americana, sempre violenta e doentiamente competitiva, a violência é incentivada pela sua decadente programação televisiva, que é exportada. Observa-se a profunda mudança que o capitalismo do século XXI impõe à sociedade de mercado. A Universidade de Cornell, ao invés de ser um local aprazível, ambiente de aprendizado amigável, de horas memoráveis da juventude, passou a ser um local de freqüentes suicídios devido aos métodos de avaliação dos ignóbeis professores que nela abrigam vaidades pessoais.

Enquanto que, a Grécia, onde Atenas foi antigo berço da nossa civilização ocidental, passa por problemas econômicos e pede crédito junto ao seu bloco econômico, a Unidade Européia, a Alemanha sugere que a Grécia venda as suas belas Ilhas e seu monumentos de Mármore da Acrópole para saldar suas contas, um povo muito amigo este.

A primeira Ministra Angela Merkel da Alemanha estuda maneira de expulsar países que venham apresentar problemas semelhantes. Nisto tudo, podemos observar, sob a objetiva de um microscópio, o vírus inoculado do Nazismo e do Fascismo que sempre precisará ser combatido com tenacidade e veemência espartana.

Nenhum comentário: