Precisamos encontrar soluções para os turistas fazerem suas necessidades fisiológicas básicas no grande evento que se aproxima perigosamente da Copa do Mundo de 2014. Hoje em dia, cada país busca a sua forma de resolver o assunto mas, seguramente estamos engatinhando na matéria, como o garoto aí da foto a ler jornal enquanto no WC, um luxo que será reservado para poucos. Não acho a idéia de mandar os turistas resolverem o assunto no mar, como os primeiros habitantes da Terra Brasilis, é uma idéia bem naturalista, mas acredito que as senhoras e senhoritas não se sentirão à vontade com a possibilidade de uma beliscada de um siri lá em The Netherlands.
Lembrando o último carnaval do Rio, onde vários turistas e mesmo cariocas nativos, foram detidos e levados à delegacia mais próxima, devido serem flagrados urinando na rua, em cantos escuros e obscuros ou regando folhagens. Bem sei que é “perfeitamente compreensível”, embora deplorável o ato de urinar em público, em situações muitas vezes inevitáveis. Urinar nos jardins, pode ser vexatório se for flagrado no meio do xixi, além de ser um ato antiecológico. Algumas plantas podem morrer, devido a enxurradas da solução de ácido úrico, com teores de nitritos e nitratos e baixo pH. No dia seguinte é aquela lavação com carros pipas espargindo água com essências aromáticas de lavanda, jasmim, eucaliptos ou citriodora em concentração proporcional ao fedor de zoológico...
Um Mictório Portátil, não se trata de mais uma das invenções, é uma realidade. Quem não precisou urgentemente de um banheiro embutido num canto para uma emergência noturna? Atire a primeira pedra (no muro, é claro) quem já não procurou algum, ou muitas vezes, durante a sua vida urbana ?
Em Hampshire, a inspetora chefe da Polícia Diana Boyles disse: "Urinar na rua é considerado um problema e tanto. A Câmara Municipal da Eastleigh e os policiais estão olhando para este assunto em busca de soluções." Tem uma área separada para assuntos deste lixo, e os Chefes de Serviços Ambientais têm sido encarregados de investigar o custo desta solução, meio bizarra, para a cidade, onde nenhum serviço público está aberto até tarde da noite.
O Vereador Dee Buffone, em parceria com a administração do centro da cidade, disse: 'É uma idéia excelente e eu espero que seja trazido em breve para dentro desta cidade. Eu só espero que as pessoas passem a usá-los. Difícil de acreditar que as pessoas estão saindo dos bares sem usar o banheiro e depois vão urinar nas ruas. Os corredores das ruelas e cantos têm muitas vezes um forte mau cheiro, às segundas-feiras. Estamos trabalhando com os proprietários para se certificar de que seus clientes de bebidas nos pubs, fazerem seu xixi no pub. Nós podemos até determinar a colocação de cartazes para lembrar as pessoas para usar o banheiro, antes de sair, embora tão idiota isso possa soar.
As novas unidades mictóricas são do mesmo tamanho que um container padrão dos lixeiros. O Designer Stephan Bischof, diz que o equipamento urbano vai custar cerca de £80 Libras. Ele chegou a sugerir que sejam colocados em áreas problemáticas, e esvaziado em um jardim ou parque a cada duas semanas para servir como adubo orgânico. Os pequenos conteiners somente serão de utilidade aos bebedores do sexo masculino, e deveria haver planos para criar uma versão feminina do mictório portátil, ou a adaptação de algum acessório sui generis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário