Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ensaio sobre o Mundo Cão

Metamorfoses ...













Hoje é 3 de Outubro, continuaremos com a nossa luta contra a insanidade deste vasto mundo, lembrando sempre que os elementos mais abundantes no universo são o Hidrogênio e a Hipocrisia. Ao lado de algumas exceções insignificantes, como alguns pássaros, tal como o João de Barro, que constrói sua própria casa, sem os financiamentos absurdos, e alguns símios que utilizam pedras e madeiras como ferramentas. Somente o homem utiliza bens e instrumentos além dos endossomáticos — como Alfred J. Lotka propôs chamar os instrumentos tais como pernas, garras, asas, mandíbulas, olhos azuis ou outras coisas tais, que pertencem ao organismo do indivíduo desde o nascimento. Somente o homem, vem ao longo do tempo usando clubes, jaguares , ferraris, grifes de roupas e de relógios, que não pertencem a ele por nascimento e nem lhes pertencerão após fenecer, como prolongamento dos seus tentáculos endossomáticos para incrementar seu poder dentro da própria espécie. Não adianta lamentar, sempre resta uma hierarquia e uma divisão de classes, mesmo entre os que levam uma vida canina; pode-se observar o ar de superioridade que um cão Lulú da Pomerânia tem ao lado de um Vira Latas, um cão tipo 'SRD' (Sem Raça Definida, N.T.) é sóda !


A evolução do homem transcendeu ao longo da linha do tempo, os seus limites biológicos e também primários, para a evolução dos seus equipamentos e instrumentos exossomáticos , isto é, aqueles produzidos pelo homem, porém não pertencentes ao seu corpo. Esta capacidade adquirida ao longo de milênios é resultante dos porquês o homem pode, nos últimos séculos, voar nos céus ou nadar abaixo da linha da água, apesar que seu corpo não possua asas, muito menos barbatanas ou guelras. A evolução exossomática trouxe para a espécie humana duas fundamentais e irrevogáveis mudanças. A primeira é a irredutível tendência aos conflitos sociais, são conflitos que caracterizam a espécie humana. Todos falam de paz, muitos desejam dar uma chance à paz, como dizia o saudoso John Lennon... Mas há também os que gostam de guerras, consideram que o momento supremo da vida, é uma batalha ganha. Nietzsche, chegou a santificar as guerras no "So sprachi Zarathustra", onde citava : "Vocês afirmam que uma boa causa santifica uma guerra? Pois eu respondo, uma boa guerra santifica qualquer causa". A guerra e a coragem têm feito coisas maiores do que a caridade jamais fez. Nietzsche, como todos sabem, era um dos filósofos prediletos do nazismo, e o amigo leitor já viu o que deu estas exaltações... Mudaremos de assunto, é interessante notar que o moderno capitalismo valoriza indivíduos escroques, que administram empresas como voraz predadores, tais quais os Tiranossauros Rex, conheço muitos...



Constatei ao longo da minha carreira, como engenheiro, a existência de diretores em grandes corporação, que promoviam os processos de demissão em massa e eram exaltados pela mídia e pela alta sociedade (sic) de forma ampla geral e irrestrita. Algo assim, demitem cem funcionários, investem cem mil reais na mídia jornalística e televisiva e ganham prêmios de honra ao mérito. Demitem mil funcionários, terceirizam serviços, cortam benefícios sociais, reduzem gastos com saúde, fecham creches, excluem as pessoas 'terceirizadas' de acessar o restaurante da empresa, fazem sociedades paralelas entre os compadres fora da empresa, investem um milhão de reais na mídia, na publicidade e propaganda, e, então finalmente, a glória social maior ! Ganham título de 'Cidadão Honorário', é muito Hipocrisia, é demais da conta.


São os "bons filhos" do capitalismo, muito enaltecidos pela alta sociedade burguesa (sic). Administram as corporações como Átila, o rei dos Unos, aquele que por onde passava, assim como alguns cães (!), sequer nascia grama. Átila achava que são 'sem iguais' as alegrias das batalhas, como em Chalons. De fato, existe outras espécies que também vivem em sociedade, mas que estão livre de conflitos sociais semelhantes. A razão é que a divisão em ‘classes sociais’ corresponde à uma clara e bem definida divisão biológica. Por exemplo, nas colméias das abelhas, a periódica matança de grande parte dos zangões, que não produzem mel, é algo natural no mundo da apicultura, uma ação biologica. Esta ação não é considerada como uma guerra civil no mundo das abelhas. O amigo leitor não imagina o quanto estes fatores hedonistas, da Sociedade de Consumo, alteram a percepção cotidiana dos factos. Mas, lembrem-se do Manifesto do Partido Comunista, o povo unido jamais será vencido, porém nesta história toda, o difícil mesmo, é unir o povo que é naturalmente desunido, embora Karl Marx afirmava que, nenhuma revolução conseguiu debelar a ignorância humana.


Vamos imaginar um sujeito de boa pecúnia que se apresenta à uma família, está interessado numa bela garota, uma moçoila e casadoira. O jovem mancebo, chega com um carrão, digamos assim, um ferrari ou jaguar ou nem precisa tanto, com relógio Búlgaro no pulso e vestindo roupas da Villa Armênia. O espanto é geral, a patuléia nunca viu nada igual, no seu pequeno mundo animal, quantas virtudes, quantas qualidades! Este é o seu par ideal, afirma o patriarca, ordenando a mãe a buscar o whiskey 12 anos (falsificado, é claro), aquele reservado para visitas especiais. Nem que o sujeito seja um execrável traficante, um sórdido pedófilo ou vigarista e agiota, um marginal sem igual, abrem-se todas as portas, além de outras coisinhas, ao dono do capital, é isto que a mídia intensamente transfere para a cabeça do povo, as novelas que promovem uma verdadeira lavagem cerebral na população. Ora, vejam só, um bom sujeito chega, via rodoviária, trajando roupas modestas com relógio do Cidadão, sujeito trabalhador, estudioso e decente... Os comentários familiares são do tipo - Hum... este sujeito boa coisa não é, deveria vir de avião, é um imbecil, de que raça ele é? Saia logo deste mico, afaste-se logo desta gentinha minha amada filhinha! O leitor pode pensar que estou exagerando, mas não ! Parodiando o poeta Pablo Neruda, 'confesso que vivi' coisas muito similares. A desigualdade e a injustiça social, é a razão das guerras e dos atentados terroristas, a acintosa desigualdade que transformam o mundo em uma luta canina. O filósofo Defoe, na 'História dos Projetos' vai mais longe "A arte da guerra é a mais alta perfeição da ciência humana." Já o escritor Ruskin, no 'The Crown Of The Wild Olive', conseguiu tranformar as guerras em artes: "Quando digo que a guerra é o fundamento de todas as artes, quero dizer que é a base de todas as mais altas virtudes e faculdades do ser humano." Já o escritor - Friedriech Richter, "Politische Fastenpredigten wahrend DeutschsIands " tinha vocação para Ferreiro, era um Ferrabrás: Este disse que "A guerra é a violenta cura, pelo Ferro, da humanidade." (sic). É bom lembrar que na crosta terrestre tem muito Ferro para poucos teôres de Cobre, e que a reconstrução é muito mais trabalhosa que a destruição. Se duvidar, o leitor poderá testar esta elementar teoria, veja qual é mais fácil: - Ser quebrador de vidraças ou vidraceiro ? Quebrar vidraças é como muitos políticos fazem, ficam atiçando o povo de longe, esquecem que tem cachorros grandes entre o povo. Pow....crashhh... - E agora ?

- Sequer poderemos chamar o 'Batman que já saiu de cena'...


A janela se quebrou, uma opção é deixar quebrada mesmo. Sempre que estamos defronte à qualquer problema, deixar como está, é uma opção há ser considerada, mas digamos que queremos ter a janela consertada para proteção do vento, do frio, da chuva, dos cães e dos ladrões. Então é preciso ser vidraceiro, profissão mais complicada do que ser quebrador de janelas. É preciso retirar todos os cacos, retirar com uma talhadeira a massa velha, com muito cuidado, e com um metro, trena ou esquadro, tirar as medidas, cortar o vidro nas medidas bem corretas, ajustar à esquadria, colocar massa nova, deixar secar, pintar a massa na cor da janela, limpar o vidro com álcool, então o trabalho estará pronto, a construção sempre é bem mais trabalhosa do que a destruição, neste vasto mundo que se tornou um grande canil institucionalizado.

A segunda mudança na interação homem, meio ambiente e O Capital, foi o vício humano pelos instrumentos exossomáticos como instrumentos de mudança — um fenômeno análogo ao que ocorreu há alguns bilhões de anos atrás, quando um peixe voador ficou exitado e acabou se viciando com o ar atmosférico, rico em oxigênio e não quis mais saber de voltar para a água e utilizar suas guelras para obter o oxigênio diluído, então provávelmente suas brânquias se atrofiaram, houve uma Metamorfose tal qual os quadros pintados por Escher, quando então ocorreu uma fantástica mutação de peixe em pássaros, para todo o sempre. Portanto, é por causa destes vícios que a humanidade atualmente sobrevive com problemas completamente diferentes do que todas as outras espécies, a divisão de classe se estabeleceu inclusive na espécie canina, de forma similar à humana, de maneira que jamais vivemos em outros tempos, é importante explicitar que isto não é um problema biológico e nem econômico, isto é uma questão de bioeconomia.
P.S. : My way of joking is to tell the truth. It is the funniest joke in the world.

Nenhum comentário: