Pesquisar este blog

sábado, 1 de maio de 2010

Quem inventou a Bicicleta?

A bicicleta de Leonardo da Vinci

Em 1966, monges italianos, no restauro de manuscritos de Leonardo da Vinci, descobriram também desenhos datados de 1490, em que se podia distinguir uma máquina muito semelhante às modernas bicicletas, dotada inclusivamente de pedais e tração por corrente.
Um hotel na Dinamarca anunciou que passará a oferecer uma refeição grátis a hóspedes que produzirem eletricidade por meio de uma bicicleta ligada a um gerador. O Crowne Plaza de Copenhague está instalando duas destas bicicletas e diz que o objetivo é, ao mesmo tempo em que promove a forma física dos hóspedes, reduzir suas “pegadas de carbono” (quantidade de dióxido de carbono que produzem como resultado direto ou indireto de uma atividade). Hóspedes vão precisar produzir pelo menos 10 watts/hora de eletricidade, o equivalente a 15 minutos de pedalada de uma pessoa medianamente em forma para ter direito à refeição. A administração afirma que isso será o suficiente para acender apenas poucas lâmpadas, mas a ideia principal é incentivar o debate sobre o consumo de energia.O hotel já produz energia renovável com 2500 m² de painéis solares. A Dinamarca possui uma das capitais do mundo mais adaptadas ao ciclismo e investe bastante em energias renováveis, incluindo fazendas eólicas, que geram um quinto da eletricidade que o país consome.
Um cinema na capital da Lituânia, Vilna, está usando bicicletas ergométricas para gerar energia para seu projetor. E quem se dispor a pedalar pode assistir ao filme de graça. Os coordenadores cinema Pasaka, que significa Conto de Fadas, também são fãs de bicicletas, e decidiram unir as duas paixões para promover um estilo de vida mais sustentável.A ideia está fazendo sucesso entre os freqüentadores do cinema. O local, que normalmente exibe filmes de arte, está passando um filme por semana usando as bicicletas desde o começo de abril, e o projeto irá até o dia 6 de maio.O traçado arquitetônico das cidades precisa ser revisado, ser ajustado para receber as ciclovias. Londres é a capital européia que mais disponibilizou muitas milhas, para as ciclovias, embora o seu uso não tenha aumentado, talvez pelo mau tempo. Mas, sem dúvidas o uso das bicicletas é uma alternativa de transporte barato, ecológico e auxilia a saúde física e mental da população, aliviando o stress do trânsito. Quantos kilómetros Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, entre outras capitais brasileiras, aumentaram as suas ciclovias, nos últimos anos ? Pois é ...

Nenhum comentário: