Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Malditos Burocratas...

Meu prezado leitor :

Já fizemos algumas digressões sobre o Tempo e o Movimento, o Tempo e o Vento; a Velocidade e a Aceleração, mas dando continuidade a este assunto sinuoso, hoje falaremos sobre a Inércia. Segundo a Primeira lei da Física Newtoniana, " Todo corpo tende a permanecer no seu estado de repouso..." , e isso se aplica a documentos, consultas médicas, processos e outros que tais, também. Trata-se da Burocracia enervante, angustiante dos nossos serviços públicos. Existe uma arte pouco conhecida e pouco compreendida pelo cidadão mediano, chamada "A Arte da Burocracia Pública". O mundo das artes se subdivide em muitas modalidades: A Dança, a Pintura, Escultura, Teatro, Cinema, Música, Literatura, Caleidoscópios, Bordados e alhures, outras prendas domésticas. Também os Esportes podem ser considerados tal como as ginastas uma expressão corporal, além das modalidades que vão do box, football, judô, caratê, tae-kwon-do, capoeira, birimbau e balé.

Porém, pessoas que não encontram a expressão do seu "eu" em nenhuma destas artes, restará somente "As Artes Burocráticas". Sem dó nem piedade, e sem querer entrar nas considerações de Jean Paul Sartre, que escreveu uma coisa imensa, um catatau chamada "O Ser e o Nada", um clássico do niilismo, o burocrata é um ser pernóstico, um cretinaço, que tem muitas dificuldades existenciais. Não consegue existir sem criar algum coisa artística, ora, afinal é preciso criar alguma coisa na vida, são trabalhadores do Brasil, então criam novos formulários, novos impostos, novas exigências absurdas de papelórios.

Então seu Atelier, que é o seu Bureau, suas ferramentas de trabalho são os carimbos, clips, grampeadores, furadores de papéis, o mundo das canetas escrita-fina, assinaturas com firmas reconhecidas, e dos infinitos processos kafkanianos, e mais recentemente os Computadores e Notebook que rodam programas e tarefas totalmente inúteis. Não se sabe nem por que, gostam de tantos papéis mas na Lei "X" no Parágrafo "Y", é preciso que isso seja exatamente feito assim para que alhures se faça assado, e com batatas gratinadas e uma enorme celeuma. Com muitas explicações. Papéis... papéis... e mais papéis...Cartórios para cá e Tabelionatos para lá, taxas e emolumentos, uma exploração. O Brasil é um país essencialmente Cartorial, uma herança portuguesa com certeza. Minha gente, para que tantos cartórios assim ? São centenas, de milhares, e cada dia se abre mais um.

Tal como a molécula do DNA, a burocracia tem a capacidade de se autoduplicar. O burocrata precisa criar burocracias, é claro, é a universalidade da norma, e como são criativos. Fecha-se um círculo matemático perfeito. Quanto mais burocratas, mais burocracias, quanto mais burocracia mais complexa e cara ela se torna, e, como nesta arte também o plágio não é tolerado então é preciso criar novas, originais burocracias, que exigirá profissionais hiper-especializados, muito bem pagos para decifrar os complexos códigos genéticos dos processos que se multiplicam de forma exponencial. Quem já trabalhou com os Licenciamentos Ambientais saberá muito bem o que isto significa, processos complicadíssimos, ad nauseam.

Mas, meu amigo, se preciso for, devemos gastar o latim para explicar esta complexa arte, sem parcimônia, e se necessário, gastaremos um pouco do grego antigo também. O Burocrata para ser considerado um Burocrata de facto, (na grafia portuguesa de Portugal, com "c"), precisa criar burocracias, senão será rebaixado de cargo será apenas mais um Auxiliar Administrativo. Então é preciso criar novos papéis e mais papéis, num circuladôr que vai e vem, algo muito, muito doido.

Parmênides de Eléia que viveu na Grécia antiga mais ou menos nos idos de 540 a 450 A.C. dizia o seguinte:
- O Ser é, o não ser, não é. Ora provir do não ser, é não existir, é uma situação impensável ao rigoroso burocrata, porque do nada, nada se origina e nada se criar. Então o Burocrata é obrigado criar sua famigerada arte que tento atrapalha a nossa vida cotidiana. É o mundo das quiméras, a arte da enrolação, que torna muitas vezes os nossos processos algo terrivelmente angustiante, entediante, enervante. Por que simplificar este processo, se é possível complicar? Para descomplicar, para desenrolar o nó górdio, somente quem o enrolou saberá sua formula secreta. Então, de forma milagrosa, se cria mais um emprego na complexa cadeia burocrática. Não são empregos, muitas vezes sinecuras plenamente dispensáveis .
Será que o DNA dos Burocratas tem alguma coisa a ver com o DNA das traças ? Possivelmente que sim, suas seqüencias de Adenosina, Citosina, Guanina, Tiamina seguem uma seqüencia em forma de Alfa Hélice, muito similar à das traças. São chupa-cabras, geram rotinas muito complexas, muito complicadas, filas nos cartórios, taxas e mais taxas, emolumentos e honorários, impostos, CPMF que nossos políticos desejam ressucitadar com outros nomes mais sublimes, tais como a CSS, para lembrar a Gestapo, a SS nazista, são uma verdadeira e malditas alcavalas. Todos estes impostos são votados no Congresso e no Senado com muita honradez. Quanta hipocrisia ronda o cotidiano do nosso mundo cão, do pobre cidadão brasileiro. Mundo insano.

A Burocracia é uma arte demoníaca, serve para encurtar a vida dos que dela ousam desafiar. Ataques cardíacos, infartos do miocárdio, derrames e aneurismas cerebrais tem como origem da causa mortis a discreta e elegante burocracia, federal, estadual e municipal, é prima irmã da "quimera", sabe, aquele ancestral do atualmente conhecido chupa-cabras. A quiméra é um demônio que costumava cozinhar os seres desafiantes no enxôfre ou no antimônio das teias tecidas por Medéia, uma mulher com serpentes na cabeça e com fama de mocréia. A quiméra era um monstro fabuloso, símbolo da Incoerência, da incongruência e do absurdo, do tamanho das filas do INAMPS, tinha cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de dragão e inteligência de alguns Ministros, todos se dedicavam à famigerada arte.
- Amigo leitor, Imagine, como o John Lennon já imaginava, que, para se conseguir uma consulta nas filas dos SUS, com um médico especialista, um Endócrinologista, é preciso oito meses de espera, eu disse "oito", oito meses de espera, um acinte, é um vai e vem interminável aos postos de saúde, nas US, Unidades de Saúde.
- Ó Senhor, tende piedade de nós, assim não dá mais. As coisas são muito ruins no SUS. As guias de consultas vêm, mas as solicitações não voltam, as coisas vão e vêm. Tudo em vão, tudo que vai, acaba voltando, num efeito boomerang maldito, e se gasta muito tempo e energia, é o Tempo da Inércia . Entropia crescente, mas não gostaria de entrar nesta arena da Física hoje, poderia deixar o texto ainda mais complicado, mais confuso do que já está, outro dia falaremos sobre isto. Porém, garanto ao nobre leitor que a Burocracia está aumentando a poluição no planeta, são muitas atividades circulares, totalmente à toa com as suas quimeras, todos andando de carro e fazendo serviços inúteis.

O perplexo leitor poderá achar que estou exagerando, mas juro, por todos os juros, que não estou. Então qual é a solução? - Existem várias soluções! Todo burocrata deveria frequentar um curso de Arte, uma aula de música, pintura, literatura, escultura, croché , dança ou mesmo bordado em ponto-cruz... Assim sua mente, antes que demente, estaria ocupada com outro tipo de arte, evitando a dedicação exlusiva à arte demoníaca desta burocracia infernal que tanto nos atormenta e nos agonia, e buscaria, com uma nova inspiração, novas soluções para os velhos problemas. Não criariam problemas para vender soluções, com menos papéis, menos exigências absurdas, menos vai-e-vem, menos combustíveis desperdiçados, mais economia de energia.

Nenhum comentário: