Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Poluição Eletromagnética

A Poluição Eletromagnética (PEM) torna a vida cada vez menos suportável para citadinos das grandes cidades do mundo. Em Moscou, durante muitos anos, há informação, de que um grupo de amigos dos velhos tempos, (todos antigos moradores de Moscou), tinham o hábito - cada vez que se encontravam- de se queixarem mutuamente que em Moscou se sentiam muito pior do que em outros locais. Comentavam que em nenhum outro lugar tinham estes sintomas, até mesmo a uma centena de quilómetros de Moscou sentia a pressão arterial voltar ao normal, declara Svetlana, 50 anos a Lyudmila Alexandrova. Mas logo que estava em casa, todos os seus males crônicos pareciam despertar. Todas as pessoas na empresa, facilmente aceitavam o convite para compartilhar a sua própria triste história. Então eles vão parar de discutir sobre as causas. Se é uma coisa de Karma de um lado e todas as coisas Esotéricos e outros disparate de outro, apenas uma coisa que é realmente deixada de lado : "A ecologia"
No entanto, em termos de poluição plena do ar em Moscou, não é pior do que em outros lugares. Mas, há algo que também deve ser o culpado. Ultimamente as pessoas têm estado cada vez mais preocupadas com a poluição eletromagnética. Os meios de comunicação social têm sido rápidamente pressionado para trazer esta teoria das usinas. Por força da Mãe Natureza e do nosso capricho, nós, seres humanos, estamos com medo só das coisas que se pode sentir, ver, ouvir e não das poluições invisíveis como as radiações. Todo o resto, para nós, simplesmente não existem. Basta recordar as aldeias babushkas que após vários anos da catástrofe de Chernobil estariam escondidas em zonas de exclusão ao redor da Usina Nuclear no prosseguimento do incrivelmente grande cogumelo de radiação que se formou. O mesmo é verdade da poluição eletromagnética diária. A maioria simplesmente não presta atenção para isso - até o próprio dia em que são encaminhadas para um hospital com algum diagnóstico letal. Tal qual uma linha de alta tensão, uma linha passante ao lado de sua casa. Ou uma operadora de celulares, dona de antena nas proximidades do telhado de um edifício vizinho, com alta potência de emissão. Um poderoso transformador no porão de um edifício ou ao lado de um apartamento do edifício. Um apartamento urbano é construído para uso doméstico com capacidade de uso de eletrodomésticos e eletro-eletrônicos. Além das conversas infinitas com os celulares. O espectro eletromagnético é muito amplo, somado as ondas de rádio, TV, micro-ondas, ondas das mais diversas fontes. Horas são gastas em frente dos monitores dos computador, apesar que os monitores de tela fria tipo LCD são menos perigosos.

Mas, estes não são exatamente o que se chama de um ambiente saudável em termos eletromagnéticos. Especialistas dizem que essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais nós vamos encurtar nossa existência terrena. Em uma grande cidade alguma deverão ainda acrescentar na superfície o trem elétrico alimentado por energia de transporte, e nas capitais, como Moscou - o equipamento smart (que não é muito familiar para os leigos), mas protege escritórios governamentais de escuta, e assim por diante.
Numa palavra, há um milhão de motivos para o problema da pressão arterial alta, juntamente com os problemas quotidianos ordinário. O termo "poluição eletromagnética do ambiente global" PEM foi oficialmente instituído pela Organização Mundial da Saúde em 1995. A OMS, em seguida, colocou o problema na lista de prioridades desejadas pela humanidade. O sistema nervoso humano é extremamente vulneráveis aos efeitos da PEM. Seus distúrbios funcionais desencadeiam disfunções em outros sistemas do corpo humano, incluindo o sistema endócrino e processos metabólicos e reprodutivos. O organismo está sensível a múltiplos riscos para o PEM é particularmente elevado. Em tal situação ocorre há o efeito acumulativo. Reações seguiram como resultado de uma combinação de fatores que nenhum dos quais é incapaz de causar muito dano, se tomadas isoladamente. Escorregamento de terrenos são efeitos observados em caso de exposição prolongada e continuadas para a PEM. A Radiação eletromagnética altera os delicados domínios da energia ao redor do corpo humano e cria vários tipos de perturbações nervosas.
Nossas casas estão a ser preenchidas cada vez mais com eletrodomésticos, mas o pior dano, de acordo com especialistas, é feito por televisores comuns, CPU de computadores, antena parabólica, telefones móveis e fornos micro-ondas. Segundo o Centro de Segurança Eletromagnética da Rússia diz o diário Komsomolskaya Pravda, a maioria dos Moscovitas suportam uma alta radiação eletromagnética ambiental. O centro de especialistas estão certos de que a poluição elétrica seja tão perigosa do que o smog das planícies urbanas. A alteração do campo eletromagnético é o promotor de todas as doenças, explica o diretor do Centro de Radiação Eletromagnética, Oleg Grigoriev. Ele interage com o campo eletromagnético do corpo humano e o suprime em algum sentido. Coloque um celular perto de um determinado rádio e haverá ruídos. Um grupo de ondas eletromagnéticas interfere com as outras ondas. O mesmo acontece quando colocamos fones móveis nos ouvidos. Radiação eletromagnética provoca problemas cardíacos e doenças oncológicas, abala o sistema nervoso e pode até desencadear doenças psíquicas. Mas na maioria das vezes poluição eletromagnética faz o corpo mais fraco, destrói a imunidade natural e agrava as doenças crônicas.
Moscou está saturada com gadgets tecnológicos, em maior medida do que em qualquer outra cidade da Rússia diz Grigoriev. Nosso metrô é um dos maiores do mundo. E a força do campo eletromagnético, há 1.000 vezes em que o ambiente natural. Aliás, cada usuário médio do metrô de Moscou (de 8 a 9 milhões de usuários por dia) gasta 42 minutos por dia nos subterrâneos. E durante todo esse tempo, os passageiros estão expostos a um forte campo eletromagnético. Além disso, Moscou tem uma das mais longas redes do país rede de bondes e trólleis, em rotas de 1.400 km. Em tais veículos movidos com motor elétricos o campo electromagnético é de 600 à 800 vezes mais forte do que o background encontrado na natureza.
- Se você dirige? Então você deve estar ciente de que existe a fiação elétrica em todos os lugares ao redor, mais o computador de bordo, o aquecimento do banco e o ar condicionado. Há eletricidade em todas as partes e a força do campo eletromagnético é de 500 a 700 vezes à de base de uma fonte natural. Próximo aos celulares, existe um telefone móvel por moscovita em média. Trata-se da comunicação celular, que cria o máximo de problemas para as populações urbanas. Em primeiro lugar, em Moscou as pessoas estão constantemente em movimento e muitas vezes eles têm que falar com os celulares andando. Em segundo lugar, estão as estações base dos celulares as operadoras em geral. Em Moscou, não há lugar para construir torres para transmissão, explica. Então eles estão fixados sobre os telhados dos prédios. Em alguns casos, quatro ou cinco deles em um único lugar. Se as antenas forem posicionadas em um ângulo errado, os transmissores enviam radiações nocivas para os apartamentos dos prédios vizinhos.
Cada apartamento em Moscou é um denso campo magnético. Na maioria dos prédios em áreas residenciais as pessoas dormem próximas a subestações de energia elétrica que estão nos terrenos ao lado. Se forem colocados e montados em violação das regras, o campo magnético da subestações podem repercutir tanto quanto apartamentos vizinhos.
Dentro dos limites da cidade, diz o jornal, há 1.140 quilômetros de linhas elétricas de alta tensão. As autoridades mantêm promessas para substituí-los por cabos subterrâneos, mas este programa será prorrogado até 2025. A área sob a alta tensão é muito forte e construção de habitações perto delas é proibida. Existe uma forma de proteger-se dos campos elétricos? Especialistas no Centro de Segurança eletromagnética aconselham todo mundo a colocar aparelhos elétricos (por exemplo, despertadores a energia elétrica) longe da cama. Não mantenha seu celular sob o travesseiro nunca. Ao ligar para um número de seu celular, não colocá-lo imediatamente no ouvido. Basta olhar para o display e aguarde a conexão se completar. O momento em que o telefone estabelece o contacto com um outro assinante a radiação é a mais forte. O Chefe do Laboratório do Instituto de Física Geral da Academia Russa de Ciências, Vladimir Bingi, é citado pelos escritores russos semanalmente na Literaturnaya Gazeta como dizendo que a Technogenia do campo eletromagnético em muitos países já ultrapassaram o ruido de fundo natural, chamado de background, centenas ou mesmo milhares de vezes. A curto prazo fatores são uma coisa tolerável. O corpo humano pode lidar com elas.
É muito pior quando quando somos confrontados com a exposição sistemática e contínua, disse ele. Neste sentido, a vida na floresta ou no interior parece perfeita. As árvores e arbustos altos aliviam consideravelmente o campo electromagnético, pois funcionam como uma espécie de uma tela de proteção. Há um bem estar e ninguém tem nada a se queixar, disse Lyudmila Alexandrova. Nas cidades do interior haverá um motivo a menos para pegar um celular e fazer uma chamada telefonica para um amigo, pois as distâncias são muito próximas e pode-se falar pessoalmente ou usar os telefones fixos.

Fonte ITAR-TASS World Service 10/06/2009, por Lyudmila Alexandrova
" Electrical pollution makes life ever less livable for city dwellers "

Um comentário:

Caio Sampaio disse...

Parabéns! Adorei sua reportagem.
Falta mais concientização da população a respeito do perigo
da poluição E.M.
Você sabe onde posso encontrar
tela de proteção eletromagnéticas?
Eu sei que vende nos EUA.
Tem uma antena celular próxima de
casa, por isso tenho urgencia desse endereço.
Obrigada desde já!
Parabéns por se preocupar com o meio ambiente.
abraço
Regina Sampaio
e-mail alianncas@yahoo.com.br
tel:4702-8211