Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ensaio sobre as Formigas

Anos de estudos...
Chega-se à seguinte conclusão:
"As formiguinhas dormem sem calcinhas,
Durante o Horário de Verão..."

* A História da Kryptonita

- Clark Kent e Lois Lane estavam num segundo round de luta livre quando o pé da cama quebrou, ou melhor, afundou. Clark pegou a sua lanterna de raio laser e apontou para o buraco do pé da cama, o afundado, e observou onde moravam milhões de formiguinhas, todas dormindo sem calcinhas, estavam em pleno Horário de Verão. A casa foi construída sem baldrame, e o calor das paredes faziam o sub solo na base, um habitat cálido e agradável, perfeito para a proliferação dos formigueiros. As formigas, sempre muito laboriosas, em fila indiana (nunca observei indianos neste tipo de fila) iam corroendo a base da casa. A familia Kent passava por um período de decadência. O dinheiro era corroído nos bancos em Hedges e Derivativos muito suspeitos, enquanto as formigas construíam infinitos túneis, afofando a terra sob os alicerces muito mal feitos. Lois Lane naquele momento ouvia Suspicious Mind na voz de Elvis Presley.
Porém, naquele dia, Lois solicitava uma explicação sobre os fenômenos de desaparecimento súbito de Clark Kent. E, naquela manhã Clark estava disposto a falar sobre o mundo além da imaginação, além da 3ª dimensão. Mas, Clark desconversou sobre o assunto, dizendo que o maior crime que existe na construção civil, é fazer economia no cimento, fundações, pilares, baldrames e outras obras tais. Sempre que o pó cinzento foi economizado, houve muitos desastres e sofrimentos, temos inúmeros exemplos. Mas deixaremos as propriedades do cimento portland para outra ocasião em crônicas mais concretas. Todavia, - muito cuidado - nestas economias de cimento, exija o legítimo cimento portland CP32 que garante 320kgf/cm2 ou 32 MPa (Mega Pascal) de resistência inicial... Sempre, e sem truques, por favor, pois os desabamentos já estão em demasia.

A abordagem desse tema é sempre fantástica, porém na escala do Cosmo, só mesmo o fantástico tem condições de ser verdadeiro. Como dizia o bardo Shakespeare, há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa vã Filosofia. Nosso universo comezinho, e bem mesquinho está restrito às três dimensões, o Universo Cartesiano domínio das variáveis "x,y,z". Com muito esforço Albert Einstein conseguiu dar alguns tratos na quarta dimensão, o tempo, e para isso precisou curvar o espaço. Mas, o que o leitor teria a me dizer sobre a quinta, ou a sexta dimensão? Matemáticamente todas são possíveis, num espaço vetorial com seis dimensões é possível de ser trabalhado em muitos aspectos dentro da Álgebra Linear e do Cálculo Vetorial, as funções de variáveis complexas permitem diversas variáveis que permitem múltiplas dimensões e interpretações, certo ?
Acredito que a ciência está para dar um salto qualitativo e alcançar além do nosso universo tridimensional. Porque todos os fenômenos psíquicos acontecem usando uma dimensão além da 3ª? A própria telepatia funciona pela interação instantânea das mentes, o amor, a intuição, são fenômenos psíquicos, e nada há que possa bloquear ou retardar o contato, a posteriori constatação do fato. O próprio esforço literário, o ato de escrever nesta página em duas dimensões X e Y, nos limites desta folha de papel virtual, já restringe significativamente o desejo. Outro dia observamos uma empresa japonesa, que em consórcio com a Honda Motors Co. em que um homem controlava os movimentos de um Robot unicamente com a força de seu pensamento, achei algo estupendo, fantástico. Esta pesquisa abre um universo muito grande de possibilidades, hoje consideradas infundadas, sempre acreditei isto ser possível e já constatei alguns fatos que não vem ao caso.

-Por melhor que seja um escritor, seria possível descrever um beijo da forma correta? Não ! Um pôr do sol, com todas suas matizes de cores ? Também não ! Um pintor, com sua arte, poderá retratar um crepúsculo de forma mais convincente do que o escritor. Mas, não tenho sombra de dúvidas que a telepatia existe, entre outras para-normalidades, agora que a empresa japonesa constatou o fato, podemos abordar o assunto com mais segurança e liberdade, mas ainda é um assunto carregado de preconceitos, dogmas e fanatismos, um terreno bastante pantanoso.

-Um fotógrafo poderá retratar o crepúsculo de forma ultra-realística, mas todo artista trabalha com a subjetividade de registrar uma comunicação, no que pode ser belo e sublime, ou não, de uma forma ou de outra. As dimensões colocam limites nos voos, e deslocamentos. Mas, hoje em dia, não há mais dúvidas que dados são trocados através de elétrons, em frequências pré estabelecidas, porque não haveria a possibilidade do transporte de massa, se há uma relação direta entre elas?

O homem, bem antes de construir o avião, criou na sua imaginação a lenda de Ícaro, que foi limitado pelas suas asas de cera ao aproximar-se do sol... Depois, bem depois, Leonardo da Vinci, concebeu o helicóptero observando o voo das libélulas. Havia um desejo, uma utopia de voar, hoje parece tudo muito óbvio, mas enquanto filosofia, era um absurdo, uma temerosa insanidade. Grandes esforços foram necessários para se chegar ao avião moderno, o projeto Apollo, foi algo realmente extraordinário, tudo iniciou com o satélite artificial Sputnik, lançado pelos russos em 1957.

-Então Lois Lane, vamos dar um volta no universo das dimensões para você entender os poderes do Super Homem ?

-É preciso usar recursos de linguagens metafóricas no microcosmo para se chegar ao macrocosmo, ok ? Imagine um Universo Linear, onde jaz somente uma linha, seus habitantes são pontinhos, como formigas que andam para lá e para cá, sobre uma linha em busca de comida, com o único e exclusivo objetivo de se alimentar para perpetuar a espécie, com uma única diferença, estas formiguinhas são capaz de aprender. Laboriosas, organizadas, vermelhinhas e socialistas "cochicham e "cogitam"... Certo? - Ok... Cogito ergo sum... E daí ?

Então, vamos imaginar uma formiguinha que perambulava, de forma aleatória encontrou um gafanhoto morto, lá atrás no quintal, de um pé de manacá. - Humm...que delícia! Precisava avisar as companheiras para ajudar a arrastar este acepipe para dentro do formigueiro, ou pelo menos uma pata suculenta deste magnífico gafanhoto, recém falecido. A formiga quando caminha e libera um odor, o ácido fórmico, que indica seu caminho; quando ela encontra um alimento e quer dar o recado para suas companheiras ela modifica o quimismo deste odor, talvez a concentração do ácido fórmico. Os feromônios indicam uma mudança no cheiro característico, como seu universo é unidimensional e linear, o cheiro da ida é diferente do cheiro da volta. Ou seja: na ida era cheiro é de "procurando alimento", na volta o odor é de "alimento encontrado", quando uma encontra outra formiga ela informa, através do contato com as antenas, um novo cheiro, a seguinte mensagem é repassada:

-"Siga este caminho de onde venho, que lá na frente tem um grande gafanhoto morto" e assim sucessivamente uma comunicação se estabelece. Cada vez que encontra uma nova formiga suas antenas trocam esta informação... Siga em frente que você vai encontrar algo delicioso...Seguem instintos e cheiros, acompanham a fila, se alimentam, constroem formigueiros se reproduzem e morrem, este é o ciclo da vida das formigas de forma muito simplificada. Assim, forma-se aquelas "trilhas" características de formigas bem organizadas, para a complexa e árdua tarefa de trazer o gafanhoto para dentro do formigueiro, aos pedaços, se não for possível trazê-lo inteiro. De repente, você leitor, que é um ser superior às formigas (sic) porque conhece o universo Tridimensional, elas conhecem somente o Unidimensional, coloca uma régua no caminho das formigas, e com uma pinça retira uma delas do rigoroso alinhamento, da fila indiana em busca do gafanhoto. As formigas param no bloqueio e ficam imaginando o que seria aquilo que surgira ali inexplicavelmente, uma vez que as formigas até então não tinha visão bidimensional e muito menos tridimensional. E você escolheu um daqueles habitantes unidimensionais, e passa-o para o outro lado do bloqueio. Esta se surpreende, que terá lhe acontecido?
- Para as outras colegas, habitantes da linha, o fenômeno foi estonteante: sua colega desapareceu misteriosamente da frente do bloqueio...
- Elas se surpreendem, que terá acontecido àquela formiga que seguia em minha frente, sua colega desapareceu misteriosamente do bloqueio e ninguém sabe aonde ela foi parar?
- Cadê a minha amiga que caminhava na minha frente?
Enquanto isso, as formigas que seguiam à frente do bloqueio vêem surgir do nada, uma nova formiga na linha, que conseguiu ultrapassar o misterioso bloqueio colocado na retaguarda. Mas quando você levou a formiga para o outro lado do bloqueio, você mostrou a ela que existe uma passagem além da sua linha unidimensional. Você mostrou à formiga o universo bidimensional, onde é possível fazer círculos, quadrados ou triângulos, figuras que podem ser desenhadas nesta folha de papel bidimensional, considerando que a espessura é desprezível em relação a largura e o comprimento...
- Esta formiga não encontrará sossego n'alma enquanto não conseguir entender o fenômeno que aconteceu na passagem do universo unidimensional para o universo bidimensional.
- Você, com pena dela, coloca-a numa trilha circular, outra quadrada e outra triangular, feitas de uma suave solução de ácido fórmico, um extrato de formigas, daí ela passa a conhecer o Universo Bidimensional onde é possível conceber figuras geométricas no plano.
- Assim a formiguinha começou a aprender geometria euclidiana...
- Você a ensina, mas a formiga não poderá vê-lo, e muito menos compreendê-lo, pois você está num universo ainda inatingível para a formiga: o Universo Tridimensional. - Agora vamos brincar com a formiga e com a geometria, do círculo , do quadrado e do triângulo. Vamos levantar paredes feitas de fita de papelão, que representarão elevados muros para a formiga que anda no seu interior. Você retirará a formiga destes vários brinquedos de papelão e a colocará de volta, estará ensinando a ela o que é a Terceira Dimensão. Mais um susto, a formiguinha descobriu que de um círculo que jaz no universo bidimensional, poderá ser criado um cilindro, no universo tridimensional...Que coisa fantástica !
- Agora vamos brincar na Quarta Dimensão, você coloca a formiga num vidro de maionese com tampa, é um cilindro. Coloca a formiga no seu interior ela vai enxergar o mundo de dentro para fora do vidro, um mundo bem diferente que ela conhecia, e ela fica um tempo andando dentro do vidro, para lá e para cá, olhando através da parede o mundo exterior, um restinho de maionese ali, a vista do interior da tampa lá; a formiguinha continua andando dentro do vidro, para lá e para cá, reconhecendo seu Meio-Ambiente... A formiga continua desconhecendo a sua existência e o seus domínios, mas conhece o interior do vidro de maionese e olha par fora deste vidro, com a mesma interpretação da abóbada celeste na antiga interpretação de Ptolomeu, quando a Terra era considerada o Centro do Universo...
- Daí, quando ela já está bem habituada dentro do vidro, você a retira do interior do vidro e num infinitésimo de tempo "t", na quarta dimensão, coloca-a para andar pelo lado de fora do vidro, houve para quem assiste o fenomeno, uma dimensão à mais, uma possibilidade da quinta dimensão, muito bem explicável no espaço vetorial, também conhecido como o "Bat-Espaço".
- Hummm ...
-Um novo espanto, ela continua andando em forma circular mas o vidro agora é visto de fora para dentro, e aquele restinho de maionese agora está no lado de dentro. Passou a ver a tampa e o rótulo do lado de fora, mas que coisa mais fantástica a formiga cogita no seu exercício de Topologia, o estudo das superfícies que eram domínios do matemático Poincaré, que resumia a forma do universo como "roscas sem fim" (!).
- Você mostrou à formiga, de uma forma mágica para ela, mas bastante compreensível para você, como é a passagem da 3ª para a 5ª dimensão, num infinitésimo de tempo "t" da mesma forma que passou da 1ª para a 2ª dimensão, e da 2ª para a 3ª... E a formiga continua desconhecendo a sua existência e o domínio do seu mundo, mas você entendeu as mudanças dimensionais que ela passou ... - Certo?
- Esta analogia não se trata de um ensaio sobre formigas na maionese, trata-se de um problema de topologia, a ciência que estuda as superfícies, domínio do matemático francês Henri Poincaré (1854-1912).
-Diante de tais considerações, a Filosofia Experimental levanta a hipótese de que qualquer teoria matemática é apenas uma das várias idealizações possíveis da realidade. Guardando as devidas proporções, assim estamos nós, microscópicas formiguinhas dentro do Universo Infinito, assistindo as naves espaciais, ou os objetos voadores não identificados, aparecerem e desaparecerem no céu, procurando compreender o fenômeno dentro das nossas limitações, impostas pela nossa Física Tridimensional... Certamente no universo existem outros seres viventes, isso não quer dizer que todos estejam vivendo na 3ª dimensão, este questionamento remonta os primórdios da filosofia grega. Segundo Metrodorus, um sábio filósofo que vivia na ilha grega de Chios: "Parece impossível que numa grande lavoura cresça apenas uma touceira de trigo, e num universo infinito exista apenas um mundo habitado". Bem mais tarde, o astrônomo americano Carl Sagan, concluiu que a ausência da evidência não significa a evidência da ausência. Isto não é um mero jogo de palavras, significa o que não concebemos com nossos limitados cinco sentidos, pode existir numa dimensão incompreensível através do nosso logicismo euclidiano e tridimensional. Seguramente isto é bem possível, o raio-x por exemplo.
- Uma pessoa "sensitiva" ou "escolhida" que provoca o desaparecimento de um objeto, ou do seu próprio corpo, numa sala e o instantâneo reaparecimento em outra sala, está inconscientemente usando o mesmo processo que você fez com a formiga. Já ouvi muitas histórias deste tipo, algumas já passaram na TV.
- De alguma forma, consegue-se locomover através da 4a. dimensão, que é o tempo, observe que na escala do universo só o fantástico tem condição de ser verdadeiro, estes são os poderes do nosso Super Homem... Então Clark, finalmente conheci a origem de seus super poderes, comentou Lois Lane
- E como seria um contato com estes hipotéticos seres extra-terrestres?
- Possivelmente será através da matemática e da geometria euclidiana, o início de um diálogo com seres alienígenas, ou quem sabe através da música, que é nada mais nada menos do que uma forma de matemática sonora... O filme de Steven Spielberg, "Contatos imediatos de Terceiro Grau", talvez, daqui algum tempo não seja tão absurdo assim. Quando Julio Verne escreveu sobre as viagens à Lua, bem antes de Julho de 1969, foi considerado um insano pelas Academias de Ciências da época.
- Como assim ?
- Por exemplo a definição do número "pi", razão entre a circunferência e seu diâmetro, a definição do número 3,1415926457... com quantas casas após a virgula você desejar, pode ser o início de um possível primeiro contato imediato, ou quem sabe, num segundo contato, tocar Mozart, Chopin ou Beethoven...
-Desde a época de Galileu Galilei, a matemática é considerada a única linguagem perfeita para expressar as leis que se manifestam na natureza.
-As verdades matemáticas são consideradas verdadeiras para todos os casos e para todos os universos possíveis. O raciocínio matemático é tido como o mais bem fundamentado entre todos os raciocínios conhecidos. Mas existem outros fenômenos que estão além da física, da matemática e da química. Os que habitam o universo da metafísica... Seria muito bom se as pessoas discutissem estes assuntos de forma livre e sem preconceitos. Um dia, quem sabe...

Nenhum comentário: