Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Percurso de Chernobyl após 23 anos

MINSK, 26 de Abril (ITAR-TASS)

Todas as Igrejas Católicas e Ortodoxas na Bielorússia oraram para as pessoas que morreram ou adoeceram como um dos resultado de 1986, o acidente nuclear de Chernobyl, a catástrofe é uma marca definitiva na memória. Em Minsk, um comício comemorativo foi realizado em uma praça no lado de fora de uma capela ortodoxa, construída pelos funcionários bielorrussos do Ministério do Interior e do Ministério das Situações de Emergência em memória das vítimas e da síndicância sobre a central nuclear do acidente Chernobyl. Flores e coroas foram deitadas no monumentos e no obelisco dos Heróis da Central de Chernobyl. A oposição bielorussa realiza uma tradicional ação autorizada em Minsk intitulado "O Percurso de Chernobyl". "Os danos materiais sofridos pela Bielorrússia sobre a central nuclear de Chernobyl mensuráveis no acidente so pode ser comparado apenas às perdas de uma "Grande Guerra Patriótica," Presidente Alexander Lukashenko declarou, por ocasião da triste data. Os Fascistas destruiram 619 aldeias enquanto a Bielorrússia perdeu 485 assentamentos no acidente da central nuclear de Chernobyil.
A Bielorrússia recebeu o golpe principal da catástrofe de Chernobyl: 70% de todas as substâncias radioativas caíram fora do território Bielorrusso, 3600 aldeias, um quinto da população bielorussa, foram localizadas na área contaminada," Lukashenko disse. Nos primeiros meses da tragédia Bielorrússia enviou 115.000 síndicos e cinco químicos da proteção civil e da defesa dos regimentos de Chernobyl. "Durante os últimos 20 anos Bielorrússia gastou 20 bilhões de dólares sobre estes efeitos", disse o presidente. Segundo informações oficiais, a Bielorrússia vai atribuir um trilhão de rublos ou cerca de 360 milhões de dólares para o desenvolvimento do acidente nas zonas sinistradas. As vítimas e heróis da central nuclear de acidente de Chernobyl foram também lembrados na Ucrânia e na Rússia. A Ucrânia lamenta as vítimas do acidente de Chernobyl, sobre a catástrofe na usina no seu 23 aniversário neste último 26 de abril. O Presidente ucraniano Viktor Yushchenko ofertou coroas e grinaldas aos "Os Heróis de Chernobyl" no memorial de Kiev e foi assistir um serviço religioso no memorial para os mortos. Flores também foram colocadas no monumento "Soldados de Chernobyl". Bandeiras nacionais foram colocadas a meia haste em todos os prédios do governo no domingo.
Foi um incêndio que eclodiu na quarta unidade de potência no início em 26 de abril de 1986, é considerado uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem, de forma induzida no mundo. Uma série de explosões térmicas na central nuclear de Chernobyl, destruíndo um reator localizado 120 km de distância da capital ucraniana de Kiev. Enormes quantidades de substâncias radioativas foram emitidos para a atmosfera. O total de emissões de materiais radioativos representavam 50 milhões de Curies, que é igual a 500 explosões de bombas atômicas como a que foi sobre Hiroshima em 1945. Cinqüenta mil quilômetros quadrados de território foram contaminadas na Ucrânia e mais de três milhões de pessoas foram afetadas pelo desastre.
Este foi o saldo de Chernobyl. O 23 aniversário do acidente nuclear de Chernobyl também foi observada em São Petersburgo. Comícios e reuniões foram realizadas em cemitérios da cidade onde os que foram liquidados no desastre estão enterrados. São Petersburgo tem cinco organizações públicas para unir as vítimas de radiação. Os síndicos Chernobyl e suas famílias enfrentam grandes problemas sociais, que é tradicionalmente o principal tema de discussão na reunião anual em 26 de abril. São Petersburgo tem cerca de nove mil pessoas que foram sujeitas a radiação no entorno ambiental de 1986. Seis mil e quinhentos deles foram liquidados no acidente de Chernobyl. Metade deles estão inválidos. Os chefes do Ministério de Emergências da Rússia , O Departamento de Estado "Rosatom Nuclear Energy Corporation", os embaixadores da Rússia e da Ucrânia têm honrado a memória dos síndicos de Chernobyl's no cemitério em Mitino, onde estão enterrados 28 bombeiros. Vinte e três anos atrás, bombeiros de todas as 15 repúblicas da antiga URSS lutaram nas consequências da catástrofe de Chernobyl. Para eles, a tragédia foi uma dor comum.

Nenhum comentário: