Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Dia em que a Terra parou


The Day the Earth Stood Still - USA 1951, 2008

Já cantava o saudoso Raulzito - Essa noite eu tive um sonho, de sonhador, maluco que sou, eu sonhei, com o dia em que a Terra parou... Estão lembrados ? Pois fizeram uma refilmagem do clássico de 1951. Um remake reestilizado do Dia em que a Terra Parou, putz ! O filme é bom demais da conta, eu não gosto de filmes de ficção, acho que a realidade já é uma ficção, muito doida e muito doída também, uma miríade de problemas reais sem solução à vista, inventar mais problemas fictícios, é demais para mim, mas abro uma exceção. Também não gosto de filmes da realidade, aqueles excessivamente realistas, de guerras, sequestros e coisas tais, são deprimentes e acabam aniquilando as minhas já escassas utopias de um mundo melhor. Mas, este fime é bom, dirigido pelo Scott Derrickson. Acharam um ponto médio, digamos o Caminho do Meio entre a ficção e a realidade. Não tem aquele exagero de efeitos especiais em profusão do Independence Day, aquilo alí está mais para video-game do que filme.
Tive de assitir em DVD duas vezes para pegar a essência da coisa toda, uma no idioma do Camões e outra no de Shakespeare, para não deixar o inglês enferrujando à toa. O tema das naves invasoras é mais antigo que o Júlio Verne, mas sempre rendeu boas bilheterias. O alienígena Klaatu, que inicialmente pensei ser Cleto, viaja na maionese com aquele olhar sampaku, é interpretado por Keanu Reeves. Os sampakus sempre carregam o destino nos olhos e traz uma advertência e uma ameaça desde os tempos dos Últimos dos Samurais. E ele enfatiza: - Se continuarem estragando o meio ambiente e gastando energia deste jeito adoidado, pegaremos todos os bichos e levaremos nesta moderna e estilosa Arca de Noé. Ameaçam dar um fim nesta daninha e perniciosa raça humana, que não obedece nem as Leis de Lavoisier.
Juntamente com o robôt Gort, viajaram por 200 milhões de milhas para chegar à Terra e mandaram uma mensagem a todos os seus representantes: se continuarem constituindo uma ameaça a outros planetas (com a criação de foguetes,- mísseis - uma ameaça que existiria em breve), todo o planeta deverá ser exterminado! Porém, assim que chegam à Terra – mais precisamente em Washington – as pessoas não parecem querer ouví-lo, e fazem de sua presença uma grande ameaça. Acuado, Klaatu (de aparência adaptada igual à dos terráqueos) vai conviver por um tempo com uma típica família de classe média americana, para decidir se vale a pena ou não tentar realmente salvar nosso planeta da destruição. No ponto de vista romântico, o filme é mais árido do que três desertos juntos, não saiu nem um beijo selinho entre o alienígena, com olhar sampaku do Keanu Reeves e a bela e solícita Jennifer Connelly... nada.

O robot Gort é muito poderoso, acho que foi todo construído com carbeto de tungstênio, este é phóda mesmo, tem um olhar 43 de Raio Laser que é um perigo total, inverte qualquer tentativa agressora mudando vetorialmente o sentido dos mísseis das nossas ultrapassadas aeronaves terrestres, transformando-as instantaneamente em nitrato de pó de traque, em milésimos de segundos. E veja bem, o olhar do Gort acompanha as primeiras e segundas intenções dos míseros terráqueos. O robot é virtualmente indestrutível e está programado para matar todos os incautos que ousarem atravessar o seu caminho. O robot é muito alto, estatura bem corpulenta, pode encarar qualquer Arnold Shartznegger da vida ou o da Califórnia mesmo, sem exitação.
A Terra acaba sendo invadida pelas sete pragas apocalípticas do Egito, mas nem foi preciso usar todas elas. Tem uma cigarrinha que é uma coisa, a danada se reproduz por mitose numa velocidade espantosa e vertiginosa, gerando zilhões de cigarrinhas por segundo. Em nuvens, vão destruindo tudo, não deixando pedra-sobre-pedra. As cigarrinhas também são feitas de carbeto de tungstênio e roem tudo, até brocas adiamantadas, com uma velocidade espantosa roem vidros, placas de aço, cimento, aço maciço, concreto de estádios, pontes e viadutos e tudo o que o leitor possa imaginar estará roído pelas tais cigarrinhas, que tem a missão de ensinar as Leis de Lavoisier para os mediocres terráqueos.
O enredo é bom, mas na parte romântica, o robot Gort teve a melhor interpretação do filme. Eu ainda acho que o estiloso Clark Kent e a bela e sensual Lois Lane são imbatíveis no ciber-romance, depois do horário, faziam tremer o prédio do jornal Nova Yorquino "Daily Planet".

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Percurso de Chernobyl após 23 anos

MINSK, 26 de Abril (ITAR-TASS)

Todas as Igrejas Católicas e Ortodoxas na Bielorússia oraram para as pessoas que morreram ou adoeceram como um dos resultado de 1986, o acidente nuclear de Chernobyl, a catástrofe é uma marca definitiva na memória. Em Minsk, um comício comemorativo foi realizado em uma praça no lado de fora de uma capela ortodoxa, construída pelos funcionários bielorrussos do Ministério do Interior e do Ministério das Situações de Emergência em memória das vítimas e da síndicância sobre a central nuclear do acidente Chernobyl. Flores e coroas foram deitadas no monumentos e no obelisco dos Heróis da Central de Chernobyl. A oposição bielorussa realiza uma tradicional ação autorizada em Minsk intitulado "O Percurso de Chernobyl". "Os danos materiais sofridos pela Bielorrússia sobre a central nuclear de Chernobyl mensuráveis no acidente so pode ser comparado apenas às perdas de uma "Grande Guerra Patriótica," Presidente Alexander Lukashenko declarou, por ocasião da triste data. Os Fascistas destruiram 619 aldeias enquanto a Bielorrússia perdeu 485 assentamentos no acidente da central nuclear de Chernobyil.
A Bielorrússia recebeu o golpe principal da catástrofe de Chernobyl: 70% de todas as substâncias radioativas caíram fora do território Bielorrusso, 3600 aldeias, um quinto da população bielorussa, foram localizadas na área contaminada," Lukashenko disse. Nos primeiros meses da tragédia Bielorrússia enviou 115.000 síndicos e cinco químicos da proteção civil e da defesa dos regimentos de Chernobyl. "Durante os últimos 20 anos Bielorrússia gastou 20 bilhões de dólares sobre estes efeitos", disse o presidente. Segundo informações oficiais, a Bielorrússia vai atribuir um trilhão de rublos ou cerca de 360 milhões de dólares para o desenvolvimento do acidente nas zonas sinistradas. As vítimas e heróis da central nuclear de acidente de Chernobyl foram também lembrados na Ucrânia e na Rússia. A Ucrânia lamenta as vítimas do acidente de Chernobyl, sobre a catástrofe na usina no seu 23 aniversário neste último 26 de abril. O Presidente ucraniano Viktor Yushchenko ofertou coroas e grinaldas aos "Os Heróis de Chernobyl" no memorial de Kiev e foi assistir um serviço religioso no memorial para os mortos. Flores também foram colocadas no monumento "Soldados de Chernobyl". Bandeiras nacionais foram colocadas a meia haste em todos os prédios do governo no domingo.
Foi um incêndio que eclodiu na quarta unidade de potência no início em 26 de abril de 1986, é considerado uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem, de forma induzida no mundo. Uma série de explosões térmicas na central nuclear de Chernobyl, destruíndo um reator localizado 120 km de distância da capital ucraniana de Kiev. Enormes quantidades de substâncias radioativas foram emitidos para a atmosfera. O total de emissões de materiais radioativos representavam 50 milhões de Curies, que é igual a 500 explosões de bombas atômicas como a que foi sobre Hiroshima em 1945. Cinqüenta mil quilômetros quadrados de território foram contaminadas na Ucrânia e mais de três milhões de pessoas foram afetadas pelo desastre.
Este foi o saldo de Chernobyl. O 23 aniversário do acidente nuclear de Chernobyl também foi observada em São Petersburgo. Comícios e reuniões foram realizadas em cemitérios da cidade onde os que foram liquidados no desastre estão enterrados. São Petersburgo tem cinco organizações públicas para unir as vítimas de radiação. Os síndicos Chernobyl e suas famílias enfrentam grandes problemas sociais, que é tradicionalmente o principal tema de discussão na reunião anual em 26 de abril. São Petersburgo tem cerca de nove mil pessoas que foram sujeitas a radiação no entorno ambiental de 1986. Seis mil e quinhentos deles foram liquidados no acidente de Chernobyl. Metade deles estão inválidos. Os chefes do Ministério de Emergências da Rússia , O Departamento de Estado "Rosatom Nuclear Energy Corporation", os embaixadores da Rússia e da Ucrânia têm honrado a memória dos síndicos de Chernobyl's no cemitério em Mitino, onde estão enterrados 28 bombeiros. Vinte e três anos atrás, bombeiros de todas as 15 repúblicas da antiga URSS lutaram nas consequências da catástrofe de Chernobyl. Para eles, a tragédia foi uma dor comum.

domingo, 19 de abril de 2009

O Ministério das Situações de Emergência

Sempre que possivel, gosto de dar uma espiada nas notícias da Rússia na agência oficial a ITAR-TASS, porque o noticiário Ocidental gosta de boicotar as boas ações que ocorrem por lá. Todas as agências de notícias gostam de criticar o que deu errado no Socialismo Soviético, mas nada falam do que deu certo. Seguramente, os russos tem maneiras de solucionar os problemas ambientais e gerenciar os acidentes de forma bastante eficientes. O Presidente Dmitry Medvedev junto com o Primeiro Ministro Vladimir Putin, vem conduzindo o cenário político e econômico, ambiental e social na Rússia muito bem, na minha modesta opinião. Eu acredito que o Socialismo nunca morrerá como um modelo orientador das ações politicas. Não me refiro àquele velho Socialismo do Estado Comunista, que vai comprando todas as empresas, estatizando tudo, isso não funciona mais, já foi muito experimentado e não deu certo, mas um Estado que possa ajudar, oferecer um apoio aos cidadãos em Situações de Emergência. Os Russos tem um Ministério das Situações de Emergência que funciona bem. Acho este, muito importante nas ações que vem tomando nas estepes e nas tundras Siberianas, um Ministério bem aparelhado e ativo sempre que necessário. As emergências ambientais, além dos atentados, dos crimes, dos grandes acidentes envolvendo as rodovias, ferrovias, gasodutos, sequestros, entre outras piratarias fazem parte do cotidiano da mundialmente chamada "moderna sociedade de consumo".

Voltando a cena para a Terra Brasilis, outro dia ouvi an passant que o nosso Senado conta com cinqüênta "desfibriladores cardíacos" para atender emergências de AVC e ataques cardíacos. Um exagero, se fizermos um estudo de análise das probabilidades, mesmo em situações extremas, tais como um cataclismo, um golpe de estado, um terremoto (muito pouco provável), não haveria utilidade para todos estes desfibriladores serem usados simultâneamentes. E mesmo que houvesse uma causa fatal para usar os cinqüênta desfibriladores em Senadores enfartados, existe seus Suplentes que certamente já estariam a postos - imediatamente - para garantir a democracia na Terra Brasilis. Por outro lado, se cada Senador levasse um destes desfibriladores para o seu Estado de origem e doasse ao Departamento de Defesa Civil, junto com uma palestra de uso correto, com orientação de médicos e para-médicos seria algo muito útil. Esta ação seria uma forma de começar a equipar os Departamentos de Defesa Civil, que são diretamente vinculado às Casas Civil e subalternos aos Governadores. Isto serviria como um "catalisador" para as reações em cadeia de um Ministério das Situações de Emergência. Precisamos se aparelhar para estas situações, os acidentes ocorrem sem aviso prévio, é preciso ter conhecimentos de Logística e gente capacitada para tais situações. Ainda assim, sobrariam vinte e três desfibriladores para serem emprestados para o Congresso e outros Palácios, é muita coisa.
No Brasil temos problemas crônicos quanto à definição da função do Estado Brasileiro. Este se estabeleceu de uma forma Cartorial, temos uma visão muito burocratizada das funções do Estado, o que não se verifica nos países Europeus, Estados Unidos, Rússia entre muitos outros. Todos os país que já foram colônias, tendem a manter o status quo dante. É muito difícil do Estado ser reformatado, quando já começou como colônia, por uma razão muito simples: Os cargos burocráticos, ocupados pelas elites, os grupos hegemônicos dominantes, não tem interesse que esta situação de pachorrenta Permanência Burocrática mude, logo mantém os seus cargos e seus procedimentos, porque os cartórios são extremamente rentáveis e muitos deles, hereditários. Aqui no Estado do Paraná, quando o donatário Gabriel de Lara recebeu do imperador Dom João VI a Capitania Hereditária de Paranaguá, já trouxe na primeira viagem a Guaraqueçaba e região uma leva de apaniguados e nipotes para ocuparem os Cartórios, para serem criadas as taxas, os impostos e as alcavalas. A extorsão do fisco chegou bem antes dos Postos de Saúde, das Escolas, Creches, e de outros aparelhamentos necessários para um "Estado Servidor", e não um "Estado Senhor", muitas vezes comandando uma pesada burocracia, de forma pedante e arrogante, quase fascista.

Quanto ao mundo das idéias, a tendência tem sido manter o Cartel de Abrantes, como dantes.
O Lorde Keines, sempre dizia que o difícil não é abraçar as novas idéias, mas escapulir das velhas. Sujeito muito ladino este Lorde Keines, ganhou muito dinheiro especulando com a moeda indiana, as Rúpias no cambio com a Libra Esterlina, o que lhe conferiu o título de 'Barão'. Após a primeira guerra mundial, Keines previu acertadamente o estabelecimento do radicalismo na Alemanha, o Nacional Socialismo, ou "Nazismo", escrevendo o seu famoso livro "How to pay for the War", onde se refere às regiões perdidas da Alsácie e Lorraine na França como espólio de guerra, onde a Alemanha saiu economicamente muito quebrada da primeira guerra mundial, e sugeria um socorro à situação para evitar o Nazismo. Este foi um dos grandes méritos do Lorde Keines, antes de participar da reunião de Bretton Woods. Keines também sabia aplicar métodos avançados de matemática na Economia, em seu livro Tratado das Probabilidades, sua principal obra.

Por outro lado, no Brasil a Casa do Conto em Ouro Preto, Mariana e Diamantina em Minas Gerais, em que era confiscada a quinta parte da produção do Ouro e dos Diamantes, para serem enviadas à Corôa Portuguesa, dalí nasceu o Estado Cartorial e confiscador, estas são nossas raízes tributárias ao invés do estado fomentador do desenvolvimento e do apoio social. Observe que o estado chega com seus tributos e taxas, bem antes de oferecer qualquer coisa ao cidadão. O estado brasileiro é essencialmente Tributário e Cartorial, é enorme onde deveria ser pequeno e ágil, e muito pequeno e fraco, onde deveria ser grande e eficiente, no caso da Saúde, da Segurança Pública e Educação. Com as novas emergências ambientais, o Estado deverá saber enfrentar situações críticas, que exigem ações de Logísticas Avançadas e se aplica em estudos de caso para serem melhor enfrentados, do que o eterno amadorismo e despreparo em situações de calamidade pública. Os Estados devem encarar as calamidades públicas como um problema que vai se intensificar. Não por achar que o catastrofismo seja uma boa linha de raciocínio político, mas devido aos fatos e das Leis da Fisica, das Ações e das Reações e das Leis da Termodinâmica, que não poderão ser revogadas, jamais. Achar que estas catástrofes ambientais vão parar e poderemos recontruir as casas nos mesmos locais de perigos ambientais, é uma inocente e perigosa utopia, deveríamos estar melhor preparados para as próximas que possivelmente virão, e principalmente melhorar as técnicas construtivas, visando minimizar as tragédias.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Ensaio sobre a Semiótica

Estamos mergulhados em símbolos, vivemos entre os símbolos da escrita, do trânsito, da informática, dos signos, do sânscrito, dos kanjis chineses, japoneses e coreanos entre milhares de muitos outros... A 'Semiótica' é uma palavra com raízes gregas, derivada de "Techné", a arte dos sinais. Esta arte é o fundamento de toda a nossa interpretação do mundo cotidiano, é uma simbologia vetorial, isto é: "tem módulo, direção e sentido". Por exemplo, na esquina, se houver um triângulo preto sobrescrito num fundo amarelo, significa "pare" preferencial ! Quando ? Agora ! Veja bem dos dois lados se não vem ninguém. Não ? Então siga em frente, você vai cruzar uma via preferencial. Agora, se o avião em que estás viajando, descer num rio qualquer e a placa "exit" vermelha em fundo branco começar a piscar, "não exite", corra! Entendeu ? Rápido, e leve o seu assento flutuante e o seu lanche.
Há 300 mil anos atrás o homem de Neanderthal colocava as suas mãos na argila e deixava as suas impressões digitais nas paredes das cavernas, deixando alí uma mensagem simbólica ao longo do tempo, são as pinturas rupestres "eu estive aqui". O homo sapiens ainda preserva este peculiar costume. Pode observar em qualquer monumento, placas, grutas, muros, paredes, sempre tem um coração flechado com dois nomes e uma data. As vezes, gotas de sangue dos apaixonados. Todavia, amores efêmeros, de curta duração, deveriam ser grafados no caule das bananeiras, pois como todos sabem, as musáceas só dão frutos uma vez, após a sua florescência em frutos, o caule deverá ser cortado para brotar um novo rizoma, e junto com um novo amor, daí a expressão "este amor já deu cacho", portanto é besteira gravar o nome dela, ou dele, no caule da bananeira. Mas, se for um amor verdadeiro, digamos um amor de primeira, como aqueles que andam raros, muito raros, é de bom costume gravar em madeira de lei como o jacarandá, peróba ou mesmo no Pau Brasil, são madeiras nobres e raras, isso se conseguir achar algum (o amor e a madeira, é claro). O coração flechado também é um simbolo da semiótica.

Quanto ao símbolo augusto da paz, a nossa bandeira nacional, é de uma complicadíssima simbologia. Desenhar esta exige uma caixa completa de lápis de cor, régua, esquadros, compasso, além de apurados conhecimentos de geometria e de astronomia, pois o lábaro estrelado está em posição inversa ao zenite. Nesta bandeira, o círculo interno representa uma esfera celeste inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 08h e 14min (ou 12 horas siderais) do dia 15 de novembro de 1889 – data e local da Proclamação da República.
Cada uma das estrelas com o significado de cada estado da confederação e um mote que inscrito diz o seguinte : "Ordem e Progresso", duas coisas que sempre nos faltaram, mas o resultado final ficou bom, muito bom. Apesar de ser um pouquinho difícil ensinar as crianças tantos elementos geométricos e astronômicos em matiz de côres variadas. Outra bandeira que tem uma agradável e significativa semiótica é a da Coréia do Sul. Aqueles símbolos em coreano, significam uma alquimia muito sui generis da água, do ar, da terra, e do fogo. Os quatro elementos que fundamentavam a Antiga Alquimia e que hoje são um grande desafio da Química Moderna em serem afinados harmoniosamente, as águas dos rios de Seul estão muito bem preservadas, um tratamento de choque de despoluição foi feito para que os rios fossem revitalizados, as terras despoluidas, e o ar se tornasse respirável novamente. A matriz energética da Coréia, representada pelo kanji coreanos do fogo, é composta de diversificados módulos de geração. Sem dúvidas - e seguramente - a Coréia do Sul tem demonstrado um gerenciamento das questões ambientais da sua Ecologia Urbana, que é um exemplo para o mundo. Observe que há, dentro do círculo inscrito e no centro da bandeira sul coreana, em azul e vermelho, representando o dualismo do Yin e do Yang, lá está a "senóide", e não uma "equação da reta", preste atenção neste detalhe, estão na Economia Cíclica.
Quanto aos rios que cruzam Seul, todos estão com as águas claras, límpidas, ensolaradas com peixes nadantes e abundantes, bem ao contrário dos rios Pinheiros e Tietê, nos cinquênta kilómetros que circulam pela capital Paulistana. São águas mortas, imundas e nauseabundas, viscosas, negras como as asas da graúna. A CETESB, SABESP, IPT, USP entre outras entidades e empresas, estão na hora de tomar uma atitude mais enérgica. Quem sabe estudar um catalisador milagroso para transformar aquelas negras águas em petróleo ? Já tem a côr, a viscosidade, o mal cheiro, muitas moléculas com carbono e hidrogênio, só falta um craqueamento especial, uma refinaria lá na estação da CEAGESP, e a geração de muita gasolina e óleo diesel poderá ser obtida. O abastecimento dos Postos de Gasolina, já vai sendo garantido numa operação moto-contínua, com a proteção de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ensaio sobre as Formigas

Anos de estudos...
Chega-se à seguinte conclusão:
"As formiguinhas dormem sem calcinhas,
Durante o Horário de Verão..."

* A História da Kryptonita

- Clark Kent e Lois Lane estavam num segundo round de luta livre quando o pé da cama quebrou, ou melhor, afundou. Clark pegou a sua lanterna de raio laser e apontou para o buraco do pé da cama, o afundado, e observou onde moravam milhões de formiguinhas, todas dormindo sem calcinhas, estavam em pleno Horário de Verão. A casa foi construída sem baldrame, e o calor das paredes faziam o sub solo na base, um habitat cálido e agradável, perfeito para a proliferação dos formigueiros. As formigas, sempre muito laboriosas, em fila indiana (nunca observei indianos neste tipo de fila) iam corroendo a base da casa. A familia Kent passava por um período de decadência. O dinheiro era corroído nos bancos em Hedges e Derivativos muito suspeitos, enquanto as formigas construíam infinitos túneis, afofando a terra sob os alicerces muito mal feitos. Lois Lane naquele momento ouvia Suspicious Mind na voz de Elvis Presley.
Porém, naquele dia, Lois solicitava uma explicação sobre os fenômenos de desaparecimento súbito de Clark Kent. E, naquela manhã Clark estava disposto a falar sobre o mundo além da imaginação, além da 3ª dimensão. Mas, Clark desconversou sobre o assunto, dizendo que o maior crime que existe na construção civil, é fazer economia no cimento, fundações, pilares, baldrames e outras obras tais. Sempre que o pó cinzento foi economizado, houve muitos desastres e sofrimentos, temos inúmeros exemplos. Mas deixaremos as propriedades do cimento portland para outra ocasião em crônicas mais concretas. Todavia, - muito cuidado - nestas economias de cimento, exija o legítimo cimento portland CP32 que garante 320kgf/cm2 ou 32 MPa (Mega Pascal) de resistência inicial... Sempre, e sem truques, por favor, pois os desabamentos já estão em demasia.

A abordagem desse tema é sempre fantástica, porém na escala do Cosmo, só mesmo o fantástico tem condições de ser verdadeiro. Como dizia o bardo Shakespeare, há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa vã Filosofia. Nosso universo comezinho, e bem mesquinho está restrito às três dimensões, o Universo Cartesiano domínio das variáveis "x,y,z". Com muito esforço Albert Einstein conseguiu dar alguns tratos na quarta dimensão, o tempo, e para isso precisou curvar o espaço. Mas, o que o leitor teria a me dizer sobre a quinta, ou a sexta dimensão? Matemáticamente todas são possíveis, num espaço vetorial com seis dimensões é possível de ser trabalhado em muitos aspectos dentro da Álgebra Linear e do Cálculo Vetorial, as funções de variáveis complexas permitem diversas variáveis que permitem múltiplas dimensões e interpretações, certo ?
Acredito que a ciência está para dar um salto qualitativo e alcançar além do nosso universo tridimensional. Porque todos os fenômenos psíquicos acontecem usando uma dimensão além da 3ª? A própria telepatia funciona pela interação instantânea das mentes, o amor, a intuição, são fenômenos psíquicos, e nada há que possa bloquear ou retardar o contato, a posteriori constatação do fato. O próprio esforço literário, o ato de escrever nesta página em duas dimensões X e Y, nos limites desta folha de papel virtual, já restringe significativamente o desejo. Outro dia observamos uma empresa japonesa, que em consórcio com a Honda Motors Co. em que um homem controlava os movimentos de um Robot unicamente com a força de seu pensamento, achei algo estupendo, fantástico. Esta pesquisa abre um universo muito grande de possibilidades, hoje consideradas infundadas, sempre acreditei isto ser possível e já constatei alguns fatos que não vem ao caso.

-Por melhor que seja um escritor, seria possível descrever um beijo da forma correta? Não ! Um pôr do sol, com todas suas matizes de cores ? Também não ! Um pintor, com sua arte, poderá retratar um crepúsculo de forma mais convincente do que o escritor. Mas, não tenho sombra de dúvidas que a telepatia existe, entre outras para-normalidades, agora que a empresa japonesa constatou o fato, podemos abordar o assunto com mais segurança e liberdade, mas ainda é um assunto carregado de preconceitos, dogmas e fanatismos, um terreno bastante pantanoso.

-Um fotógrafo poderá retratar o crepúsculo de forma ultra-realística, mas todo artista trabalha com a subjetividade de registrar uma comunicação, no que pode ser belo e sublime, ou não, de uma forma ou de outra. As dimensões colocam limites nos voos, e deslocamentos. Mas, hoje em dia, não há mais dúvidas que dados são trocados através de elétrons, em frequências pré estabelecidas, porque não haveria a possibilidade do transporte de massa, se há uma relação direta entre elas?

O homem, bem antes de construir o avião, criou na sua imaginação a lenda de Ícaro, que foi limitado pelas suas asas de cera ao aproximar-se do sol... Depois, bem depois, Leonardo da Vinci, concebeu o helicóptero observando o voo das libélulas. Havia um desejo, uma utopia de voar, hoje parece tudo muito óbvio, mas enquanto filosofia, era um absurdo, uma temerosa insanidade. Grandes esforços foram necessários para se chegar ao avião moderno, o projeto Apollo, foi algo realmente extraordinário, tudo iniciou com o satélite artificial Sputnik, lançado pelos russos em 1957.

-Então Lois Lane, vamos dar um volta no universo das dimensões para você entender os poderes do Super Homem ?

-É preciso usar recursos de linguagens metafóricas no microcosmo para se chegar ao macrocosmo, ok ? Imagine um Universo Linear, onde jaz somente uma linha, seus habitantes são pontinhos, como formigas que andam para lá e para cá, sobre uma linha em busca de comida, com o único e exclusivo objetivo de se alimentar para perpetuar a espécie, com uma única diferença, estas formiguinhas são capaz de aprender. Laboriosas, organizadas, vermelhinhas e socialistas "cochicham e "cogitam"... Certo? - Ok... Cogito ergo sum... E daí ?

Então, vamos imaginar uma formiguinha que perambulava, de forma aleatória encontrou um gafanhoto morto, lá atrás no quintal, de um pé de manacá. - Humm...que delícia! Precisava avisar as companheiras para ajudar a arrastar este acepipe para dentro do formigueiro, ou pelo menos uma pata suculenta deste magnífico gafanhoto, recém falecido. A formiga quando caminha e libera um odor, o ácido fórmico, que indica seu caminho; quando ela encontra um alimento e quer dar o recado para suas companheiras ela modifica o quimismo deste odor, talvez a concentração do ácido fórmico. Os feromônios indicam uma mudança no cheiro característico, como seu universo é unidimensional e linear, o cheiro da ida é diferente do cheiro da volta. Ou seja: na ida era cheiro é de "procurando alimento", na volta o odor é de "alimento encontrado", quando uma encontra outra formiga ela informa, através do contato com as antenas, um novo cheiro, a seguinte mensagem é repassada:

-"Siga este caminho de onde venho, que lá na frente tem um grande gafanhoto morto" e assim sucessivamente uma comunicação se estabelece. Cada vez que encontra uma nova formiga suas antenas trocam esta informação... Siga em frente que você vai encontrar algo delicioso...Seguem instintos e cheiros, acompanham a fila, se alimentam, constroem formigueiros se reproduzem e morrem, este é o ciclo da vida das formigas de forma muito simplificada. Assim, forma-se aquelas "trilhas" características de formigas bem organizadas, para a complexa e árdua tarefa de trazer o gafanhoto para dentro do formigueiro, aos pedaços, se não for possível trazê-lo inteiro. De repente, você leitor, que é um ser superior às formigas (sic) porque conhece o universo Tridimensional, elas conhecem somente o Unidimensional, coloca uma régua no caminho das formigas, e com uma pinça retira uma delas do rigoroso alinhamento, da fila indiana em busca do gafanhoto. As formigas param no bloqueio e ficam imaginando o que seria aquilo que surgira ali inexplicavelmente, uma vez que as formigas até então não tinha visão bidimensional e muito menos tridimensional. E você escolheu um daqueles habitantes unidimensionais, e passa-o para o outro lado do bloqueio. Esta se surpreende, que terá lhe acontecido?
- Para as outras colegas, habitantes da linha, o fenômeno foi estonteante: sua colega desapareceu misteriosamente da frente do bloqueio...
- Elas se surpreendem, que terá acontecido àquela formiga que seguia em minha frente, sua colega desapareceu misteriosamente do bloqueio e ninguém sabe aonde ela foi parar?
- Cadê a minha amiga que caminhava na minha frente?
Enquanto isso, as formigas que seguiam à frente do bloqueio vêem surgir do nada, uma nova formiga na linha, que conseguiu ultrapassar o misterioso bloqueio colocado na retaguarda. Mas quando você levou a formiga para o outro lado do bloqueio, você mostrou a ela que existe uma passagem além da sua linha unidimensional. Você mostrou à formiga o universo bidimensional, onde é possível fazer círculos, quadrados ou triângulos, figuras que podem ser desenhadas nesta folha de papel bidimensional, considerando que a espessura é desprezível em relação a largura e o comprimento...
- Esta formiga não encontrará sossego n'alma enquanto não conseguir entender o fenômeno que aconteceu na passagem do universo unidimensional para o universo bidimensional.
- Você, com pena dela, coloca-a numa trilha circular, outra quadrada e outra triangular, feitas de uma suave solução de ácido fórmico, um extrato de formigas, daí ela passa a conhecer o Universo Bidimensional onde é possível conceber figuras geométricas no plano.
- Assim a formiguinha começou a aprender geometria euclidiana...
- Você a ensina, mas a formiga não poderá vê-lo, e muito menos compreendê-lo, pois você está num universo ainda inatingível para a formiga: o Universo Tridimensional. - Agora vamos brincar com a formiga e com a geometria, do círculo , do quadrado e do triângulo. Vamos levantar paredes feitas de fita de papelão, que representarão elevados muros para a formiga que anda no seu interior. Você retirará a formiga destes vários brinquedos de papelão e a colocará de volta, estará ensinando a ela o que é a Terceira Dimensão. Mais um susto, a formiguinha descobriu que de um círculo que jaz no universo bidimensional, poderá ser criado um cilindro, no universo tridimensional...Que coisa fantástica !
- Agora vamos brincar na Quarta Dimensão, você coloca a formiga num vidro de maionese com tampa, é um cilindro. Coloca a formiga no seu interior ela vai enxergar o mundo de dentro para fora do vidro, um mundo bem diferente que ela conhecia, e ela fica um tempo andando dentro do vidro, para lá e para cá, olhando através da parede o mundo exterior, um restinho de maionese ali, a vista do interior da tampa lá; a formiguinha continua andando dentro do vidro, para lá e para cá, reconhecendo seu Meio-Ambiente... A formiga continua desconhecendo a sua existência e o seus domínios, mas conhece o interior do vidro de maionese e olha par fora deste vidro, com a mesma interpretação da abóbada celeste na antiga interpretação de Ptolomeu, quando a Terra era considerada o Centro do Universo...
- Daí, quando ela já está bem habituada dentro do vidro, você a retira do interior do vidro e num infinitésimo de tempo "t", na quarta dimensão, coloca-a para andar pelo lado de fora do vidro, houve para quem assiste o fenomeno, uma dimensão à mais, uma possibilidade da quinta dimensão, muito bem explicável no espaço vetorial, também conhecido como o "Bat-Espaço".
- Hummm ...
-Um novo espanto, ela continua andando em forma circular mas o vidro agora é visto de fora para dentro, e aquele restinho de maionese agora está no lado de dentro. Passou a ver a tampa e o rótulo do lado de fora, mas que coisa mais fantástica a formiga cogita no seu exercício de Topologia, o estudo das superfícies que eram domínios do matemático Poincaré, que resumia a forma do universo como "roscas sem fim" (!).
- Você mostrou à formiga, de uma forma mágica para ela, mas bastante compreensível para você, como é a passagem da 3ª para a 5ª dimensão, num infinitésimo de tempo "t" da mesma forma que passou da 1ª para a 2ª dimensão, e da 2ª para a 3ª... E a formiga continua desconhecendo a sua existência e o domínio do seu mundo, mas você entendeu as mudanças dimensionais que ela passou ... - Certo?
- Esta analogia não se trata de um ensaio sobre formigas na maionese, trata-se de um problema de topologia, a ciência que estuda as superfícies, domínio do matemático francês Henri Poincaré (1854-1912).
-Diante de tais considerações, a Filosofia Experimental levanta a hipótese de que qualquer teoria matemática é apenas uma das várias idealizações possíveis da realidade. Guardando as devidas proporções, assim estamos nós, microscópicas formiguinhas dentro do Universo Infinito, assistindo as naves espaciais, ou os objetos voadores não identificados, aparecerem e desaparecerem no céu, procurando compreender o fenômeno dentro das nossas limitações, impostas pela nossa Física Tridimensional... Certamente no universo existem outros seres viventes, isso não quer dizer que todos estejam vivendo na 3ª dimensão, este questionamento remonta os primórdios da filosofia grega. Segundo Metrodorus, um sábio filósofo que vivia na ilha grega de Chios: "Parece impossível que numa grande lavoura cresça apenas uma touceira de trigo, e num universo infinito exista apenas um mundo habitado". Bem mais tarde, o astrônomo americano Carl Sagan, concluiu que a ausência da evidência não significa a evidência da ausência. Isto não é um mero jogo de palavras, significa o que não concebemos com nossos limitados cinco sentidos, pode existir numa dimensão incompreensível através do nosso logicismo euclidiano e tridimensional. Seguramente isto é bem possível, o raio-x por exemplo.
- Uma pessoa "sensitiva" ou "escolhida" que provoca o desaparecimento de um objeto, ou do seu próprio corpo, numa sala e o instantâneo reaparecimento em outra sala, está inconscientemente usando o mesmo processo que você fez com a formiga. Já ouvi muitas histórias deste tipo, algumas já passaram na TV.
- De alguma forma, consegue-se locomover através da 4a. dimensão, que é o tempo, observe que na escala do universo só o fantástico tem condição de ser verdadeiro, estes são os poderes do nosso Super Homem... Então Clark, finalmente conheci a origem de seus super poderes, comentou Lois Lane
- E como seria um contato com estes hipotéticos seres extra-terrestres?
- Possivelmente será através da matemática e da geometria euclidiana, o início de um diálogo com seres alienígenas, ou quem sabe através da música, que é nada mais nada menos do que uma forma de matemática sonora... O filme de Steven Spielberg, "Contatos imediatos de Terceiro Grau", talvez, daqui algum tempo não seja tão absurdo assim. Quando Julio Verne escreveu sobre as viagens à Lua, bem antes de Julho de 1969, foi considerado um insano pelas Academias de Ciências da época.
- Como assim ?
- Por exemplo a definição do número "pi", razão entre a circunferência e seu diâmetro, a definição do número 3,1415926457... com quantas casas após a virgula você desejar, pode ser o início de um possível primeiro contato imediato, ou quem sabe, num segundo contato, tocar Mozart, Chopin ou Beethoven...
-Desde a época de Galileu Galilei, a matemática é considerada a única linguagem perfeita para expressar as leis que se manifestam na natureza.
-As verdades matemáticas são consideradas verdadeiras para todos os casos e para todos os universos possíveis. O raciocínio matemático é tido como o mais bem fundamentado entre todos os raciocínios conhecidos. Mas existem outros fenômenos que estão além da física, da matemática e da química. Os que habitam o universo da metafísica... Seria muito bom se as pessoas discutissem estes assuntos de forma livre e sem preconceitos. Um dia, quem sabe...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Ensaio sobre as Baratas

"Não é a mais forte das espécies que sobrevivem.
Nem mesmo as mais inteligentes.
Mas sim as mais susceptíveis a mudanças."
- Charles Darwin -



O mundo pertence às baratas. Ora direis ouvires as estrelas, já dizia o poeta Olavo Bilac no belo poema "Via Láctea", mas o incauto leitor saberia ouvir o clamor das baratas? E se as baratas enviarem um recado para os frangos e estes para as raposas? Bem antes da Internet, sempre existiu uma cadeia de comunicação global, sem dúvidas, as espécies se comunicam, de forma bastante sutil.
Muitas vezes observei lá em Minas Gerais, um pequeno corvo retirando carrapatos das costas de um búfalo, que impossibilitado de arrancá-los, solicita um apoio especial às aves... Diz a lenda que Tales de Mileto (circa 624 a.C. - c. 546 a.C.), o primeiro dos filósofos, tanto contemplava as estrelas que certa vez caiu dentro de um poço. A anedota é, desde a antigüidade, usada para ilustrar as contradições entre a filosofia e a vida prática. Na mesma direção aponta o saboroso e de gosto duvidoso adágio italiano que diz ser a filosofia "la scienza con la quale o senza la quale il mondo rimane tale e quale" (a ciência com a qual ou sem a qual o mundo permanece tal e qual).
Mas é prudente não perder o microcosmo de vista, mesmo quando embevecidos com as estrelas do macrocosmo, já sondamos até o subsolo de Marte. Pois é, analisemos a citação de Charles Darvin no mundo das Baratas. E, você que está lendo estas sinuosas linhas, se acha um ser superior às Baratas? A resposta imediata é claro que sim, não é mesmo? Agora inverteremos a pergunta... Nunca uma Barata disse-lhe que o considera superior a ela, mesmo tendo um metro e oitenta de altura e o peso perigosamente próximo dos três digitos.
Ela lhe dará um baile se desejar dar-lhe uma chinelada, ela possui antenas com sensores muito sensíveis às vibrações mecânicas advindas do ar, suas sensíveis antenas captam a mais sutil e inaudível onda sonora. Mas você poderia me dizer que ela não conhece a Equação de Schrödinger, ela nada sabe da Constante de Planck e da Lei de Hooke, diga-me, quem lhe garante isso tudo? Isso tudo é uma questão de apliacação, de conhecimentos e inteligências aplicadas, ora pois. E se ela, a Barata, souber dessas Leis através de outros mecanismos de aprendizado, lembre-se que as Trilobitas, uma graúda Barata d' água, antiqüíssima ancestral das modernas baratas, são muito anteriores ao homem, as ancestrais das Baratas já habitavam a Terra bem antes do homem. Imagine se uma hipotética Trilobita subisse as águas cariocas e entrasse no último baile da Ilha Fiscal, sem ser convidada ? Seria um chari vari daqueles. Mas o caro ou barato leitor, somente poderá ser considerado um ser superior à uma barata quando houver consenso entre ambas as partes sobre este assunto, caso contrário ela leva vantagem em muitos aspectos sobre você, não que o esteja subestimando é claro que não, mas numa eventual luta pela sobrevivência, se você ficar preso uma semana nos esgotos de Paris, junto com uma Barata, quem se sairá melhor desta prova? A barata, é claro.

Ou ainda, num eventual ataque nuclear, você ficaria exposto à uma dose letal de radiações ionizantes oriundas do Plutônio de uma bomba atômica? Quem se sairá melhor ? Heim ? A Barata apareceu na Terra há um bilhão de anos atrás enquanto que os ancestrais do homem se separaram dos macacos há apenas 18 milhões de anos atrás. A barata é um ser tão adaptado ao meio ambiente que assistiu o nascimento do primeiro hominídeo, roeu o seu ressequido cordão umbilical, assistiu e colaborou com a extinção do lixo das torres, as sobras do ataque no World Trade Center em Nova York e vai assistir muitas coisas mais e tais.
Um inseto muito resistente, extremamente esperto, muito perspicaz, uma extraordinária capacidade de enfrentar adversidades, uma velocidade espantosa, seus neurônios gelatinosos e asquerosos, gravam informações precisas no seu diminuto cérebro: - Corra que o homem vem aí ! Perigo ! Uma chinelada fatal, uma dose letal de piretrina ou de outros venenos, corra, rápido senão eles vão acabar com sua vida e de todos os seus descendentes. Portanto corra...
Ah...Ah...Ah... É claro que com uma boa dose de Baygon, Mafú, ou Matox você poderá matar uma centena delas, e ela jamais jogará e vencerá uma partida de xadrez com você, ilustrado leitor. Mas nós estamos falando de sobrevivência e adaptação ao meio ambiente, segundo a Teoria de Darwin a barata herdará o reino da Terra. O homem perde para a Barata e perde para o vírus da gripe do frango também. Perde ou não perde? Diga-me leitor, a barata pensa ou não pensa? Não pensa? Mas como me explica a sua extraordinária esperteza? Como me explica a sua incrível adaptação ao nosso 'meio ambiente' ? Se assim for, é porque alguma forma de pensamento rola naquela mente. Se há pensamento existe uma Filosofia, é uma filosofia barata, ou toda a filosofia deverá ser cara? (M.F.*)
- Então ela pensa! Faça uma experiência, coloque um casal de baratas, em um quarto herméticamente fechado, sem água e sem comida, elas com certeza se reproduzirão de forma frenética, sempiterna e sem igual, pois o seu amor é um barato total, é chama que se nutre das próprias fagulhas. Entendeu ?

As baratas desafiam as leis da termodinâmica, se alimentam do seu próprio excremento, um moto contínuo semovente quase perfeito, mas as baratas vão em frente na sua longa e inexorável luta pela sobrevivência na Terra. Uma caspa, um fio de cabelo, um miligrama de pó, um mililitro de oxigênio tudo é alimento para a modesta barata. Que coisa fantástica, por isso, muito possivelmente as baratas também pensam, ou seguramente se comunicam. E, se comunicam muito bem, com a aproximação de uma névoa de Baygon, uma avisa a outra e desaparecem debaixo da geladeira de forma inexpugnável, é assombrosa sua capacidade de se esconder do perigo. Jamais você alcançará uma barata com uma modesta sandália havaianas.
É preciso mais, é preciso apelar para a química, uma dose de piretrina ou um outro veneno qualquer. A comunicação básica entre baratas e seres humanos, parte do principio milenar de que ela, a barata, sabe que você tem nojo e desprezo por ela, e tentará aniquilar todas que forem possíveis, usando todos os recursos físicos e químicos para lhe tirar sua modesta proposta de vida de "crescer e se multiplicar".
Portanto elas sabem que, quando você aparece, o perigo é eminente, é para correr, correr e se esconder de forma mais oculta possível, é uma forma de comunicação, você é o agressor, ela a fraca, indefesa e oprimida barata, perseguida durante milênios, tentando desesperadamente sobreviver de morte esmagada ou envenenada. Assim, bem básica, é a comunicação entre humanos e as baratas. Com os gatos e cachorros, a comunicação é bem diferente, bem mais evoluída e esta evolução da comunicação ao longo da complexidade da cadeia evolutiva será o tema que o perplexo leitor irá se deparar nos próximos ensaios, prepare-se para o mundo das formigas... cães, etc !
Veja bem... Nós, os homens, criaturas que habitam e dominam a Terra, devemos ser para elas, as baratas, tão somente indiferentes e miseráveis quanto elas são para nós, é o princípio básico da reciprocidade nas relações de comunicação, são os fundamentos da "Sociologia".

Já a parte intelectualizada da humanidade admite que a vida é uma incessante luta pela sobrevivência, pela existência, e parece que também seja a crença da Filosofia existentes nas baratas. Estas, guardadas as devidas proporções, tem maior capacidade de se entender com os virus, protozoários e com as bactérias de diversas classes, ordem e tipos... Por uma razão muito simples, é uma questão de escala, uma barata carrega centenas de microorganismos patogênicos sem sofrer as maledicências e pestilências destes, não existe registro de uma barata gripada, mas frangos gripados e homens sim... Acho que o Charles Darwin tinha razão.

* Millôr Fernandes

quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Pum"... Manifesto de Lenin contra o Aquecimento Global...

Efe e Reuters SÃO PETERSBURGO, Rússia - Uma bomba explodiu na madrugada desta quarta-feira, 1, na estátua do ex-líder soviético Vladimir Lenin, no centro de São Petersburgo, antiga Leningrado, sem deixar vítimas, informou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia. Artefato tinha uma potência equivalente a 300 gramas de TNT e abriu buraco de 1 metro de diâmetro. A estátua tem 4,3metros, e a altura total do monumento, junto com sua base, é de 11 metros, a estátua é de puro bronze...

Revisão da Matéria com Cambalache (Raul Seixas)
Que o mundo foi e será uma porcaria eu já sei
Em 506 e em 2000 também ( 2009? )
Que sempre houve ladrões, maquiavélicos e safados
Contentes e frustrados, valores, confusão
Mas que o século XX é uma praga de maldade e lixo
Já não há quem negue, Vivemos atolados na lameira
E no mesmo lodo todos manuseados
Hoje em dia dá no mesmo ser direito que traidor
Ignorante, sábio, besta, pretensioso, afanador
Tudo é igual, nada é melhor
É o mesmo um burro que um bom professor
Sem diferir, é sim senhor,
Tanto no norte ou como no sul
Se um vive na impostura e outro afana em sua Ambição
Dá no mesmo que seja Padre, Carvoeiro, Rei de Paus
Cara dura ou SENADOR
Que falta de respeito,
que afronta pra razão
Qualquer um é senhor, qualquer um é ladrão
Misturam-se Beethoven, Ringo Star e Napoleão
Pio IX e Dom João, John Lennon e San Martin
Como igual na frente da vitrine,
Esses bagunceiros se misturam à vida
Feridos por um sabre já sem ponta,
Por chorar a bíblia junto ao aquecedor
Século XXI "cambalache", problemático e febril
O que não chora não mama, Quem não rouba é um imbecil
Já não dá mais, força que dá.
Que lá no inferno nos vamos encontrar
Não penses mais, senta-te ao lado.
Que a ninguém mais importa se nasceste honrado
Se é o mesmo que trabalha noite e dia como um boi
Se é o que vive na fartura, se é o que mata, se é o que cura,
Ou mesmo fora-da-lei
Biografia do Lenin

"É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho e de realizar escrupolosamente nossas fantasias; sonhos, acredite neles" Vladimir Ilitch Ulianov Lênin

Lênin (Vladimir Ilitch Ulianov Lenin) nasceu em Simbirsk, na atual Ulianovsk em 1870. Estudante de direito em St. Petersburg, entrou em contato com os círculos marxistas e tornou-se discípulo de Plekhanov, que encontrou na Suíça em 1895. Condenado a três anos de exílio na Sibéria (1897-1900) por sua ação revolucionária, casou com a militante marxista Nadejda Krupskaia e redigiu diversas obras, entre as quais Razvitie kapitalizma v Rossii (Desenvolvimento do capitalismo na Rússia) (1899). Posto em liberdade, instalou-se na Suíça (1900), onde fundou o jornal Iskra (A centelha); separou-se de Plekhanov, por causa de tática a seguir (Lenin defendia uma partido centralizado democraticamente e com militantes profissionais), o que, em 1903, provocou uma cisão entre os bolcheviques (maioria), sob sua direção, e os mencheviques (minoria), que seguiram Plekhanov.Por ocasião da revolução de 1905, retornou à Rússia (novembro) e apoiou a greve geral de Moscou. Forçado a deixar a Rússia (dezembro de 1907), residiu a maior parte do tempo em Genebra ou em Paris. Fundou o jornal Pravda (A verdade). Contra o revisionismo dos sociais-democratas alemães, redigiu sua obra Materializm iempiriokritcism (Materialismo e empírio-criticismo) (1909). Encarou a primeira guerra mundial como uma luta entre os imperialismos rivais pela partilha do mundo (Imperializm kak noveichikh etap kapitalizma) , [O imperialismo, etapa superior do capitalismo], 1917) e desejou fazer da guerra entre nações uma guerra entre classes. Após a queda do czarismo, voltou à Rússia através da Alemanha (3 de abril de 1917). Publicou no Pravda as "teses de abril" : paz imediata, o poder para os sovietes, as fábricas para os operários e as terras para os camponeses (com o famoso slogan Paz, Pão e Terra! e Todo Poder aos Soviets). A repressão das sublevações bolcheviques pelo governo provisório obrigou Lenin a fugir para a Finlândia, onde escreveu Gossudarstve i revolutsia ( O Estado e a revolução [ agosto e setembro de 1917] ), em que prediz o desaparecimento do Estado depois da vitória da ditadura do proletariado.