Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2008

Boca no Trambone...



Amigos Leitores, o momento é de mobilização !
Eu não gosto de ler jornais diários, somente me trazem más notícias, além das costumeiras lérias, bazófias, e falácias do mundo político e do acidentado cotidiano. Mas olhando an passant a Gazeta do Povo de hoje 29 de Julho do corrente ano de 2008, fiquei pasmo com o que li :
PUC-PR campus do Prado Velho resolveu demolir a pista de atletismo para dar mais lugar aos estacionamentos... A pista de atletismo do professor Caldera, que eu conheci em 1978 quando estudava Química na PUC está sendo demolida para caber mais automóveis no já abarrotado estacionamento da Pontifícia Universidade Católica que deveria fazer a sua opção pelos mais pobres, está fazendo a sua opção pelos carros dos mais ricos... Ora vejam só, o Magnífico Senhor Reitor Ivo Juliatto, está na contra-mão de tudo o que se está sendo discutido como ciclovias, bicicletários, planejamento urbano, dando prioridade ao cidadãos ao invés dos carros, combustíveis ecológicos e outras coisas tais. O Reitor dá prioridade aos carros ao invés dos atletas... Tenho o meu direito de reclamar, também sou filho da PUC.

Quer dizer que o já imenso estacionamento não cabe mais automóveis? O que me causa estranheza é que, quando aí estudei entre 77 e 79 a grande maioria dos alunos usavam ônibus coletivos ou bicicletas. Quer dizer que a maioria dos estudantes agora tem carros ? A Universidade cobra uma exorbitâncias dos alunos e não paga um centavo de impostos ? A minha sugestão é que não seja demolida a pista de atletismo e seja reduzido o já abarrotado estacionamento para se fazer um bicicletário, dando prioridade aos alunos mais pobres, para guardarem as suas bicicletas com segurança e adequada vigilância. Considero isso é uma política administrativa coerente com uma Universidade muito bem paga, isenta de impostos, "Católica", fundamentada na doutrina Cristã, e que é contra o hedonismo, o consumismo da moderna "sociedade de mercado" em que vivemos. Discutir um programa de transportes solidários, por regiões, discutir o etinerário dos onibus, discutir algumas ciclovias de acesso. Mas, fiquei decepcionado com a solução simplista e hedonista encontrada pelo Reitor para acomodar os carros que muitos pais dão para os alunos irem à escola...

Nenhum comentário: