Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2009

Considerações Matemáticas

Nasci em 21 de Dezembro de 1957, solstício de verão no Hemisfério Sul, nasci pequeno, e fui crescendo com o passar dos anos. A massa inicial de 3,4kg foi multiplicada muitas vezes nestes anos todos. Acho que o humor, a ironia, e uma dose de picardia é fundamental para conseguir sobreviver no mundo de hoje. Não suportaria viver num mundo tão tacanho, tão mesquinho, repleto de pessoas de visão bem curta, sem estes elementos. Acredito que a humanidade tenta resolver problemas complexos com armas primitivas, os problemas do século 21 exigem pistola de raio laser como a do Flash Gordon e muitos insistem em debelar as mazelas com um machado de pedra do neolítico, como a dos Flintstones. Então as discussões ficam bastante díspares, muito difíceis mesmo.
Em primeiro lugar, poucas, muito poucas pessoas estão dispostas a estudar matemática, física e química a fundo, que é a base das análises dos problemas ambientais.
Os problemas das crises que enfrentamos no capitalismo, são de grande complexidade sistêmicas, ligados a uma boa dose de safadeza, também sistêmica. Na época em que Karl Marx se debruçou sobre os problemas do capitalismo, como as lutas de classe, a concentração capitalista. O mundo era infinitamente mais simples que hoje. Não havia a variável ambiental, tão aflitiva, que vem nos preocupando e nos deixa impotentes diante dos fatos. A hipótese do homem tentar controlar a natureza foi um engôdo, as ciências estão cheias de meias verdades, mentiras completas e poucas certezas, estes fatos fazem multiplicar as religiões as seitas, e credos no misticismo. Uma vez que o homem não encontra coisas firmes e sólidas para acreditar, nem nas ciências, passa a acreditar em verdades não tão claras assim. Mas, a história atesta que é preciso crer em alguma coisa. A fé precede a razão, e não é função das ciências colocarem os homens contra as religiões. O segredo das grandes vontades, como dos grandes talentos não é outro senão a intuição da incógnita. Quando o espirito tem consciência de sua ignorância, ele sente a necessidade de a debelar. Todos os nossos sistemas industriais e financeiros estão fundamentados em modelos lineares e na combustão geradora de dióxido de carbono e vapor de água como subprodutos, além de uma infinita variedade de outros poluentes. Para sair destes modelos lineares e passar para um modelo cíclico, exige um conhecimento de matemática um pouco mais refinado. Todos entendem o modelo linear porque a função linear, a equação da reta é a mais simples de ser compreendida, porém não é a única. Existe as variáveis cíclicas, as funções multivariáveis, as funções de variáveis complexas, entre muitas outras que podem ser encontradas no livro maravilhoso de Algebra Linear do estimado Professor Barsotti e no Cálculo Diferencial e Integral o Piscounov, em russo se preferir emoções mais fortes. Solicite ao seu livreiro "Дифференциальное и интегральное исчисление, том 1 и 2 Пискунов, Москва" é realmente emocionante. Existe outros modelos matemáticos mais complexos e mais refinados para a interpertação dos fenômenos que nos afetam diáriamente. Basicamente, o que mais aflige a humanidade, em termos matemáticos, são :
1) Apego aos Sistemas Lineares como se não houvessem outros sistemas, outras curvas. A Economia anda uma curva atrás dos acontecimentos, mais difícil do que interpretar a atual situação financeira, é interpretar uma interpretação dos economistas sobre a atual situação financeira... Economistas falam muitas abobrinhas do tipo assim: - Agora a bolsa subiu, a bolsa abaixou, agora o dólar subiu, agora o dólar abaixou, os juros subiram, os juros abaixaram, por causa disto e mais aquilo, sancta patientia, se tudo o que sobe um dia desce, então usem uma função senoidal.
Muito raro se encontrar alguma análise bem feita, sínteses então, impossível. As vezes aparece as 'crises' em NY, como a do Mr. Bernard Madoff que fez desaparecer algo como US$ 50 bilhões neste tal sistema piramidal, este sim é doido e os que confiam nele, - mais doidos ainda. Gostaria de ler uma análise detalhada deste sumidouro de dinheiro e porque este esquema demorou tanto tempo para ser descoberto. Cadê os economistas neoliberais de plantão? Sumiram todos ? Este sujeito Madoff não deveria ir para a cadeia, mas deveria trabalhar de fato, fazer um estágio de reeducação de uns 10 anos numa mina de Carvão na China ou na Sibéria, remunerado de acordo com o salário local... Parace coisa do Mandrake, sumir com o dinheiro do povo. Um Cacciola aqui, um Banco 'Marka' ou 'Fonte Sindan' que ninguém mais dá noticias, acolá, e lá nave vá. Ninguém dá explicações de nada. Aonde está o dinheiro? Segundo Tomasi de Lampedusa, o gattopardo comeu! É phóda minha gente, como dizia Heródes, ou tu estudas ou tu te phódes, (sempre escrito com 'pH' para ficar quimicamente correto). Quererem tampar o Sol sem a peneira, anseiam que tudo suba continuamente para satisfazer os insanáveis raciocínios lineares? Ora pois, vamos produzir riquezas reais, chega de ficção ...
2) Os Economistas desconhecem os perigos, as armadilhas das Funções Exponenciais. Estamos dentro de uma função exponencial na taxa de natalidade que acompanha muito de perto a taxa de aumento de CO2 na atmosfera e as modificações climáticas. São curvas bem perigosas, temos que abaixar a velocidade, caso contrário podemos capotar, isso leva a consequências de múltiplas complexidades, podes crer. Na vida deve-se ler pouco e reler muito, há uns poucos livros totais, talvez uma dúzia, que nos salvam ou que nos perdem de uma vez. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia de tempos em tempos. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que atravessar os três maiores desertos, o Sahara da Arábia e Gobi juntos. Mas, na vida real, bom mesmo é a Álgebra, isto sim, nada como a Álgebra Linear e seus acessórios, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Vetorial, e as Funções de Variáveis Complexas, são os compendios anexos da Álgebra. Nada se compara ao sabor da Álgebra. Nem sexo, football, drogas, rock'n'roll, surf ou paixões arrasadouras, nada se compara. Porém não se deve exagerar na dose, no máximo oito horas diárias de estudos para se atingir o nirvana no término do curso, se a posologia não for obedecida, o incauto estudante do curso poderá acabar num sanatório... Só.

3) Muitos acreditarem demais na Algebra Booleana, na vida cotidiano isso pode ser observado na entrevista com o Bispo do Recife se ele era a favor ou contra o aborto. O que o jornalista esperava que ele respondesse ? Precisamos avançar o sistema na terceira hipótese, ou 3ª via se preferir, nada de 'Byte On' ou 'Byte Off' nestas questões cabeludas, muito complexas mesmo.
Se o Bispo é contra o aborto, então, ato contínuo : - Porque o jornalista não perguntou, se os bons Hospitais das Pontifícias Universidades Católicas, as 'PUC's, não poderiam assistir a menina de nove anos até o parto e lhe oferecem um condição mais humana neste triste episódio?
Esta familia da menina, vive numa condição sub humana, infra-dignitatem, e a Igreja com a sua portentosa riqueza, poderia oferecer uma vaga nas suas creches. O Bispo agiu como um burocrata religioso, não como um Ser Humano. O repórter poderia propôr e discutir a assistência da menina até o parto e a entrevista tomaria outro rumo, seria bem mais profícua a todos.
A Algebra Booleana, formulada por George Boole, só oferece duas opções Gate On ou Gate Off, e todo o mundo da informática está baseado neste fundamento. Todavia, o pensamento booleano é enfadonho, radical, difícil de ser metabolisado se aplicado nas questões sociológicas.
- Nem tudo poderá ser resolvido na análise do "pão-pão" ou "queijo-queijo", os mineiros, neste assunto deram uma importante contribuição; acharam uma síntese, no "pão de queijo"!

Nenhum comentário: