Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de março de 2009

Ensaio sobre a Teoria do Caos

Miríades de carros, caminhões, onibus, vans, trens a diesel, navios, aviões a jato ou de hélice, moto, triciclos, cortadores de grama, todos os tipos de veículos, civil e militares, aciarias, petroquímicas, fábricas de cimento, fábricas aos milhares liberam dióxido de carbono e vapor de água além de outros poluentes. E como sub produto, calor, este calor é um valor muito grande e não poderia ser desprezado. Chamaremos a somatória de todo estes calores gerados de "Q" de 'Quentura' e este pacote de um Quantum de Calor que vale "Q"=10exp18 BTU (British Thermic Unit) A Economia precisa absorver certos conceitos e valores da Física, senão NO WAY.

Seu Carlos Hotmann morador de Cornélio Procópio no Paraná pode atestar o que significa esta tal de teoria do Caos. As pessoas leigas nos assuntos da Física Quântica e mesmo na Física Newtoniana imaginam que a Teoria do Caos e a Entropia são assuntos complexos que precisa de no mínimo um "pós-doc" para serem compreendidos. Não, nada disso, com exemplos cotidianos podemos exemplificar muito bem o que significa estes conceitos da Física e da Termodinâmica. Outro dia do mês de Fevereiro fez um baita calor em Cornélio Procópio, muito calor mesmo, a ponto de derreter o asfalto, e o pessoal andando e grudando o sapato no asfalto, exigindo dos transeuntes uma força vetorial "f" bem maior do que o seu peso "p" para se desgrudar do chão. O asfalto bem grudadinho na sola do sapato, fila nos bancos, meninos assediando por moedas nos semáforos. Seu Carlos chega em casa, o beijo selinho costumeiro na esposa e adentra na sala de estar com os sapatos asfálticos, no tapete imitação persa que havia recém chegado do Paraguai, mandalas clarinhas que lembravam um lindo caleidoscópio persa. O sangue sobe à cabeça de dona Lourdes quando olha as grossas manchas de piche no tapete de centro da sala de visitas. Maialle, traga a água-ráz, rápido, putz, escovações, o piche se transforma em uma grande mancha amarela, meio pardo meio encardido. É sóda, me traga água com sabão Hetero, seu inútil maledetto. Esfregações intensas e nada, a mancha parda está lá, fixa, irremovível. Ato seguinte, choro e ranger de dentes, a mulher manda o marido para o mais profundo dos infernos. O inferno tem várias camadas, segundo Dante Alighieri na sua Divina Comédia, o marido inapto foi enviado para a sétima das camadas, e mais alguns passos foram dados em direção ao derradeiro divórcio .
A pequena estória é uma ficção e qualquer associação com a realidade é mera coincidência. Este exemplo é para ilustrar o que acontece quando não se respeita o micro-clima local. Cortes maciços de árvores, impermeabilização de cidades, todos querem asfalto, asfalto e mais asfalto depois reclamam de tórridos calores africanos, enchurradas e chuvaradas diluvianas, raios que repicam no asfalto em busca de um ponto de terra para serem descarregados ou pelo menos uma cabeça desafortunada ou qualquer caminhante que desvairadamente desafia as chuvas, ou que moram nas encostas escorregadias à beira dos rios. Isso é um exemplo da Teoria do Caos, quando não se observa a Lei da Ação e da Reação da Física aplicada no meio ambiente. A quantidade de todos os "Q's" mencionado no paráfrafo anterior não é quantificado nas Análises Econômicas, mas o tapete persa danificado é, não só o tapete mas muitas casas completas, vidas preciosas que foram perdidas em Santa Catarina entre outros Estados. Tudo porque não estudaram, gazetearam aulas e não pegaram a matéria no xerox, a termodinâmica não é uma ficção como a pistola de Raio Laser do Flash Gordon que desintegra a matéria em energia, para quem não gosta da idéia de reciclagem. A matéria é energia condensada e energia é a matéria desintegrada, esta pistola resolve os problemas de lixo e de energia na razão E=mc2 , ao mesmo tempo... Um dia, quem sabe um dia teremos a pistola que os marcianos já tinham na Guerra dos Mundos de H.G. Wells em 1953 ? Você duvida que a termodinâmica e suas leis existem ? Se duvidar toque no coletor de escape do seu carro após uma boa viagem, e nunca mais vai se esquecer das leis da termodinâmica, aqui estão elas :
1ª Lei da Termodinâmica: A Energia é definida como a capacidade de realizar trabalho. A Lei da Conservação da Energia afirma que a energia pode ser transformada de um tipo para outro, mas não pode ser criada nem destruída. A luz é uma forma de energia, pois ela poderá ser transformada em trabalho, calor ou na energia potencial dos alimentos. ( 'Sumir' com a energia é impossivel, coisas do Mandrake).
2ª Lei da Termodinâmica: Lei da Entropia : do grego em trope do que está em transformação, nenhum processo em que implique uma transformação de energia ocorrerá espontaneamente, a menos que haja uma degradação de energia de uma forma concentrada para uma forma dispersa. A sociedade capitalista é altamente entrópica, gasta muita energia então como conseqüência temos poluição, muitos canos erodidos, lixos em decomposição, máquinas sucateadas, produtos sem serventia, como frutos da degradação de energia. É de grande importância a 2ª Lei da Termodinâmica, porque ela atua de forma sistêmica. Uma chapa de AÇO recém laminada tem alta utilidade e baixa entropia. Por exemplo uma chapa de um carro abandonado tem baixa utilidade e alta entropia. Um Ford "T" ou um Caterpillar "D8E" nunca poderão ser considerados lixo, precisam ir para a reciclagem, para serem refundidos. É preciso ter cuidado com a entropia do universo, em sistemas fechados, pois ela é crescente, como tentaremos explicar abaixo.
3ª Lei da Termodinâmica: Num cristal perfeito no zero absoluto, - 298K , há somente um estado microscópio possível: Cada átomo deverá estar no seu em um ponto no retículo cristalino e deverá ter uma energia mínima. Mas a segunda lei tem implicações exossomáticas, por exemplo: Digamos uma festa de rap no alto do morro do Alemão no Rio, comparada com uma caminhada numa praia deserta no arquipélago de Fernando de Noronha . Quanto mais movimento mais dissipação de energia e conseqüentemente maior é a Entropia. Nós vivemos na Superfície e é onde se encontra o maior valor do "Q" pelo seguintes fatos incontestáveis: A medida que se sobe existe um resfriamento adiabático, a Terra não tem um enorme "cano de escape" para lançar os seus dejetos gasosos, lixos e poluição no espaço sideral, não tem, é impossível. Portanto é um sistema fechado adiabático, e os seus processos de transformaçãos de todo o sistema Terra não ocorrem trocas térmicas com o exterior. Então, ocorre que, todo aquela quantidade imensurável de calor "Q" fica num ping-pong energético entre a Terra e a Tropopausa que fica entre 11.000 e 20.000 metros de altitude. Como a temperatura diminui 0,65ºC/100, a 11.000 metros a temperatura é de menos 56,5ºC e sabendo-se que a Tropopausa é isotérmica, dentro da mesma a temperatura será constante de menos 56,5ºC, muito frio.
Por outro lado, mirando o interior da Terra, no mundo de Julio Verne, a temperatura chega até 5000ºC, quanto mais ao centro mais quente, garantem as sondagens de petróleo, então não há a menor possibilidade de transmissão de calor da superfície para o centro da Terra, não existe troca térmica do mais frio para o mais quente. Assim todo o calor de origem antrópica fica empossado na superfície em que vivemos e a poluição fica na altura da camada de mistura que fica naquele plano onde estão as nuvens até as nuvens mais altas, aí é que os fenomenos metereológicos ocorrem, chamados de inversão térmica, e de tempos em tempos aqueles caudalosos temporais, que serão cada vez mais frequentes, pois estamos dentro de uma curva exponencial de fenômenos Entrópicos o S=k.ln(w), onde 'S' é a entropia, valor exponencialmente crescente, 'k' constante de Boltzmann e 'w' é o logarítimo neperiano do parâmetro de desordem do sistema, aí está o busílis da questão ambiental. Este ping-pong energético entre a Terra e a Troposfera só encontra estabilização nos oceanos que estão esquentando e nas Calotas Polares que estão derretendo. Moral da história : Tem que se plantar mais árvores, muito mais, do que se está cortando, reposição intensa, caso contrário vamos experimentar estes fenômenos todos no curto prazo. Ao invés da acumulação capitalista nos Bancos, acumulação de florestas que valem dinheiro onde for possível, e parar de cortar as florestas naturais como no Amazonas.
---------------------------------------------------------------------------------------------
1 Litro de Gasolina C8H18 com densidade 0,70 g/ml se obtém a liberação de -7,43 kcal/l
e a massa de gelo que teóricamente poderia ser fundida com este calor liberado seria de 89,28kg

P.S. Ver exercícios 6.34 e 6.35 do Capítulo 6. Termoquímica de Química Geral, um curso de nivelamento de Arigelinda Pereira da Costa e Paulo César Welerson de Albuquerque - UFRRJ


Nenhum comentário: